7 melhores cuidados com os cabelos para deixar os fios saudáveis

Os cuidados com os cabelos são essenciais para manter a saúde e a beleza. Para isso, é importante conhecer qual o seu tipo de fio, utilizar os produtos certos e tomar as medidas adequadas para proteger, nutrir e tratar as mechas. Com as atitudes certas, é possível alcançar melhores resultados e ter mais brilho e vitalidade.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre cuidados com os cabelos, e também mostrando como classificar os fios para escolher os produtos certos. Ficou interessado? Continue acompanhando e veja dicas valiosas sobre o tema!

Quais são os principais tipos de cabelo e como identificar a classificação dos seus fios?

A classificação de cabelos mais utilizada atualmente define uma numeração para para cada tipo de fio. O tipo 1 são os lisos, com oleosidade bem distribuída por todo o comprimento. O fio 1A é fino, 1B é intermediário e o 1C é mais grosso. 

A curvatura 2 são os ondulados, em que os fios têm formato de S. O 2A é mais fino, com a raiz lisa e oleosa, mas o comprimento com algum ressecamento. O 2B é um pouco mais grosso, com ondas bem definidas e mais suscetível ao frizz. O 2C tem ondas bastante evidentes e menores, que começam da raiz e vão até as pontas. Ele pode até ter mais volume.

A curvatura 3 são os cacheados, que apresentam fios mais ressecados, com a oleosidade natural da raiz não se distribuindo de forma igual pelo comprimento. O 3A tem raiz lisa, não é tão ressecado e forma cachos largos. O 3B é mais ressecado, com cachos menores e mais volume. O 3C é mais volumoso, com cachos pequenos e fechados.

Os cabelos da curvatura 4 são os crespos, que podem conter um pouco de cachos. O 4A é um fio de cachinhos pequenos, que não se desfazem nem ao serem molhados. O 4B possui cachos menores com formatura frisada, formando um Z. O 4C é um tipo de cabelo muito crespo, que não forma cacho e têm formato de zigue-zague. 

Quais são os principais cuidados com os cabelos para mantê-los saudáveis?

Há uma série de cuidados para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Veja quais são eles a seguir!

1. Evite água quente

A água quente faz com que os fios inchem e as cutículas fiquem dilatadas, o que facilita a perda da hidratação. Isso torna o cabelo mais poroso e com um aspecto áspero. Com esse ressecamento, as mechas se embaraçam mais, além de ficarem sem brilho. A lavagem em altas temperaturas estimula o couro cabeludo a produzir óleo, o que deixa o cabelo mais oleoso e com aparência de sujo.

Para os tingidos, a água quente pode acelerar o desbotamento da cor. Isso acontece porque a alta temperatura estimula a abertura das cutículas dos fios, que são os locais onde a tinta é inserida.

2. Use os produtos certos

Conhecer o seu tipo de fio é muito importante para selecionar os produtos certos para utilizar no cuidado com suas mechas. Os cosméticos apropriados vão ter a quantidade de nutrientes ideal para o seu tipo de cabelo, fornecendo o que é necessário para um aspecto mais bonito e saudável.

Errar na escolha de cremes, condicionadores, xampus e outros itens pode enfraquecer os fios e dar uma aparência menos atraente para eles. Comprando os cosméticos certos, você ativa o potencial capilar e maximiza sua beleza.

3. Tenha cuidado ao usar chapinha e secador

A chapinha e o secador expõem o cabelo a temperaturas muito elevadas. Isso pode ser prejudicial. O excesso de calor danifica as cutículas, que são uma barreira de proteção para o córtex. Com isso, o fio fica quebradiço, frágil, com rachaduras, buracos e microporos, o que aumenta a chance de rompimento da estrutura.

Em casos de tingidos ou descoloridos, os danos são ainda maiores. As cutículas se abrem, aumentando a chance de quebra. Assim, para usar chapinha e secador, o ideal é ter moderação. O secador deve ficar a uma distância de aproximadamente 15 centímetros do cabelo, e é preciso evitar ao máximo aproximá-lo da raiz. Quanto à chapinha, tente não mantê-la por muito tempo na mecha.

4. Corte regularmente

Cortar regularmente os cabelos ajuda na eliminação das pontas duplas, que são muito prejudiciais, por embaraçarem com mais facilidade. Com isso, elas se enrolam nos fios saudáveis e provocam a quebra. Isso atrapalha o crescimento saudável da estrutura capilar. Com cortes a cada 90 dias, você elimina esse problema e garante um desenvolvimento melhor para suas mechas.

5. Faça hidratação

A hidratação fecha as cutículas, o que aumenta a proteção dos fios contra agentes externos. Isso ajuda o cabelo a crescer mais forte, a ganhar mais elasticidade e a cair com menor frequência. As mechas ficam com mais vitalidade e resistentes às agressões do vento, sol e calor, além do frizz diminuir. Isso acontece porque a hidratação recupera os nutrientes perdidos.

6. Use protetor térmico

O protetor térmico promove a hidratação do cabelo, além de formar uma barreira protetora para reduzir a perda de umidade com o calor. Com isso, ele ajuda a prevenir o frizz e a minimizar os danos causados por secador, chapinha e babyliss. 

Esse cosmético também estimula a suavização das cutículas capilares, o que as ajuda a se fecharem e torna os fios menos porosos. O produto ainda ajuda na maleabilidade do cabelo e deixa o fio com uma textura mais agradável.

Mas é importante você ter atenção: o protetor térmico tem benefícios, minimizando os danos do calor. Porém, ele não elimina totalmente os problemas causados pelas altas temperaturas. Assim, é indicado usar secadores e chapinhas com moderação, e sempre aplicando o produto.

7. Busque tratamento profissional

A orientação de um profissional pode ser de grande ajuda para oferecer bons cuidados para o cabelo. Salões especializados são os lugares certos para buscar apoio nesse tema. Uma pessoa habilitada vai saber identificar as necessidades e possibilidades dos seus fios com precisão e eficácia. 

Assim, é possível fazer tratamentos adequados, oferecendo os nutrientes necessários para a estrutura capilar. O resultado é mais saúde e beleza para você. Ir a um profissional especializado é um investimento na sua qualidade de vida e bem-estar. É uma excelente forma de conhecer novas possibilidades para as mechas.

Como escolher os melhores produtos para usar nos cabelos?

Para escolher os melhores produtos para usar nos fios, é fundamental identificar, primeiramente, qual é o seu tipo de cabelo. Uma boa alternativa é buscar o apoio de profissionais. Outra medida interessante é pesquisar bastante, pois o mercado da beleza tem muitas alternativas inovadoras que podem se encaixar bem em sua rotina.

Os cuidados com os cabelos são muito importantes para manter a vitalidade, a saúde e a beleza dos fios. Mechas bem tratadas ficam mais brilhantes e bem nutridas, o que beneficia o seu amor próprio e a qualidade de vida.

Para alcançar esses resultados, é fundamental utilizar os produtos corretos, moderar o uso de equipamentos de alta temperatura e buscar orientação profissional. Faça tratamentos continuamente e não se esqueça que cortar as pontas contribui muito para um desenvolvimento saudável dos fios.

E então? Gostou de aprender mais sobre os cuidados com os cabelos? Confira a nossa página de produtos de beleza e compre excelentes cosméticos com parte do seu dinheiro de volta!

Deixe uma resposta

Seu email nunca será publicado. Campos obrigários são marcados com *