Conheça as 4 melhores praias do Brasil

Conforme o final do ano se aproxima, já começamos a pensar em tirar uns dias de férias, não é? No Brasil, verão e calor são sinônimos de praia. Nada melhor do que passar um tempo curtindo o sol, bebericando alguma coisa, praticando esporte, nadando, caminhando pela beira da água ou apenas apreciando a natureza.

Com 7.367 km de costa, o país oferece opções para todos os gostos, mas, ainda assim, algumas praias se destacam pela beleza. Quer saber quais são? Vamos listar aqui as melhores praias do Brasil para ajudar você a escolher seu próximo destino. Continue acompanhando para conhecer!

1. Arraial do Cabo (RJ)

Quem vai pela primeira vez à cidade de Arraial do Cabo fica boquiaberto. De fácil acesso, a 162 km da cidade do Rio de Janeiro, Arraial é um dos municípios da Região dos Lagos e oferece um litoral deslumbrante.

Ali ocorre um fenômeno conhecido como ressurgência: ele traz para a superfície águas profundas, ricas em vida marinha. Soma-se a isso as águas muito claras das praias. Assim, temos um local perfeito para o mergulho.

Todas as praias da pacata cidade são lindas, mas podemos destacar a Praia do Farol, que fica na Ilha do Farol, onde só se chega de barco. As águas são absolutamente cristalinas e o mar é calmo, então é possível nadar com tranquilidade.

Como em toda a região, o senão fica por conta da temperatura da água, bem gelada em razão das correntes marítimas que circulam na região.

2. Maragogi (AL)

As galés de Maragogi são sempre citadas nas listas de melhores viagens do país, e não é para menos! As galés são piscinas naturais que se formam por causa dos recifes de corais na maré baixa. São três conjuntos de piscinas próximos à orla de Maragogi: em frente ao resort Salinas Maragogi; piscinas de Taocas, em frente à praia de Maragogi; e Barra Grande, em frente à praia de mesmo nome.

Para ir até lá, é preciso pegar um dos catamarãs que ficam à disposição dos turistas. O trajeto é bem curto, e, ao chegar, vale a pena alugar um snorkel para ver, pelas águas cristalinas, os peixes, corais e animais marinhos, que ficam bem juntos de você.

3. Morro de São Paulo (BA)

A apenas 60 km da capital baiana, Morro de São Paulo faz parte do Arquipélago de Cairu, com 26 ilhas, das quais apenas 3 são habitadas. Por ter muitas ladeiras, como o nome deixa claro, e os carros serem proibidos na ilha, esse não é um destino para quem tem dificuldades de locomoção.

Para chegar lá, existem duas opções: fazer uma viagem de duas horas e meia de catamarã ou percorrer um trecho de barco até a Ilha de Itaparica, depois pegar um ônibus até Valença e mais uma lancha até Morro.

Se mesmo com as dificuldades de acesso o local faz tanto sucesso é porque as belezas compensam. Experimente ver o pôr do sol do Mirante do Farol. Depois, basta curtir as praias, que são numeradas: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta. Enquanto a Terceira é o ponto de saída dos barcos, a Quarta é onde se formam as piscinas naturais na maré baixa — e nem é preciso mergulhar para ver os peixes!

4. Fernando de Noronha (PE)

Nenhuma lista de melhores praias do país pode deixar Fernando de Noronha de fora. A ilha pernambucana tem tudo: praias selvagens, corais preservados e uma abundante vida marinha.

A ilha recebe apenas 1.000 visitantes por dia, o que garante tranquilidade para os nativos, para os próprios turistas e a preservação do paraíso. A melhor época do ano para visita é de agosto a fevereiro, pois é a estação seca.

Uma vez lá, aproveite para conhecer algumas das mais lindas praias do país, como a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia de Atalaia, que faz parte de uma área de proteção ambiental e onde se forma, na maré baixa, uma piscina natural com um aquário de vida marinha.

Na hora de decidir o seu próximo destino, leve em consideração o seu perfil e as condições da sua viagem. Fernando de Noronha, por exemplo, pode ser uma viagem mais cara. No local, é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental de R$68,74 por dia por pessoa para ficar lá. Além disso, os preços costumam ser altos. Já Arraial do Cabo é um destino com preços mais acessíveis, se você pensa em economizar na viagem.

Viajar a lazer é sempre uma boa pedida. Já foi para algumas das melhores praias do Brasil ou tem outras dicas? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu email nunca será publicado. Campos obrigários são marcados com *