Guia prático de cuidados com a pele: identifique seu tipo e saiba como mantê-la saudável!

Cada tipo de pele tem suas peculiaridades. Alguns têm muita oleosidade, outros já são muito secos e há também uma pele mista, que envolve cuidados diferentes dos outros. É muito importante identificar o seu tipo para realizar os cuidados com a pele de forma adequada. Há uma série de medidas para garantir brilho, leveza e luminosidade, e também para evitar as espinhas e manchas.

Preparamos este conteúdo especial com informações relevantes sobre a temática, para que você possa definir qual seu tipo de pele e saber exatamente quais são os cuidados necessários. Ficou interessado? Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância dos cuidados com a pele para mantê-la sempre saudável?

Os cuidados com a pele são fundamentais para mantê-la sempre saudável. Como ela reveste e protege todo o nosso corpo e os órgãos internos, ela está exposta a muitos agentes que, a longo prazo, podem ser danosos. Sol, poeira, microorganismos, substâncias químicas e temperaturas extremas são alguns fatores que podem afetar a qualidade da pele.

Manter uma boa rede de cuidados contribui para a vitalidade e brilho, auxiliando na remoção das impurezas e no bloqueio de elementos prejudiciais. Os cuidados com a pele promovem a saúde, reposição de nutrientes e preservação da beleza.

Quais são os principais tipos de pele e os cuidados indicados para cada um?

Vamos mostrar a seguir quais são os principais tipos de pele e os cuidados para cada um. Veja mais!

Seca 

A pele seca tem um aspecto sem brilho, frágil e áspero, envelhecendo mais rapidamente com o aparecimento de linhas de expressão e rugas. É comum a descamação e a sensação de repuxamento.

Para que a pele seca se mantenha saudável, é fundamental hidratá-la de forma correta. Utilize produtos de glicerina e ceramida. Aplique água termal durante o dia e utilize cremes hidratantes. Evite água muito quente e banhos demorados.

Além disso, uma boa alternativa é aplicar bases líquidas quando for se maquiar e utilizar protetor solar específico para o seu tipo de pele. Evite esfoliantes e cosméticos à base de álcool.

Mista 

A pele mista conta com áreas secas (bochechas, região dos olhos) e outras partes que são oleosas, na testa, nariz e queixo (a chamada zona T). Os cosméticos para quem tem pele mista têm dupla ação. O produto equilibra a oleosidade e, nas áreas mais secas promove hidratação.

Além disso, outros cuidados são importantes. É fundamental higienizar a pele duas vezes por dia. Não exagere nas lavagens, pois elas podem estimular o aumento das secreções nas glândulas sebáceas na região T. Lembre-se também de utilizar protetor solar livre de óleo.

Destacamos também que é recomendado usar produtos à base de gel, que não acumulam nos poros. Quando for escolher um demaquilante, procure os que têm zinco, pois eles promovem a limpeza e fazem bem para a pele. Você pode também utilizar espumas e mousses.

Oleosa 

A oleosidade pode estar associada a diversos fatores, como o uso de produtos inadequados ou desregulações hormonais. A pele oleosa tem uma tendência maior ao aparecimento de espinhas, tendo poros mais dilatados. Ela pode ter um certo brilho, que pode ser reduzido com base que tenha efeito mate.

Caso haja acne, é necessário procurar orientação médica. Um cuidado importante é o uso de filtro solar livre de óleo. Além disso, cremes com própolis, ureia, aveia e semente de uva devem ser evitados. Isso porque eles podem estimular a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Além disso, para lavar a face, utilize sabonetes com enxofre ou à base de ácido salicílico.

Normal

A pele normal é muito pouco frequente, devido aos efeitos da poluição. Ela tem chances menores de desenvolver espinhas, além de contar com uma textura aveludada e boa elasticidade. Há também um risco menor de formação de imperfeições e manchas. Para cuidar da pele, utilize protetor solar e lave com sabonete e tônico facial. 

Sensível

A pele sensível é mais seca, intolerante aos estímulos e suscetível a ter reações. Efeitos como coceira, irritação, repuxamento e desconforto podem aparecer em alguns casos. Bebida alcoólica, mudanças de temperatura e alimentos muito temperados também podem gerar reações. 

A pele pode ter problemas passageiros ou condições crônicas, como a rosácea. A melhor forma de cuidar da pele sensível é procurar o dermatologista, para saber quais são os cosméticos mais indicados.

Alguns cuidados valiosos são evitar banhos quentes e demorados, utilizar filtro solar diariamente, usar sabonete neutro, sem álcool, parabeno e sem fragrâncias, além de utilizar produtos para peles sensíveis que não tenham odor. Para definir quais cremes utilizar, consulte um especialista.

Quais são os cuidados que valem para todos os tipos de pele?

Há vários cuidados que valem para todos os tipos de pele. Veja mais a seguir!

Remova a maquiagem antes de dormir

Dormir com maquiagem traz diversos prejuízos para a pele, obstruindo os poros e favorecendo o aparecimento de cravos, manchas, espinhas e sinais de envelhecimento. Além disso, os resíduos sobre os poros estimulam o tecido cutâneo a não absorver adequadamente os nutrientes de cremes e hidratantes. Fazer da remoção de maquiagem uma rotina vai ajudar a preservar o brilho e a luminosidade da sua pele.

Alimente-se bem

A falta de nutrientes pode tornar a pele mais frágil e quebradiça. Lipídeos, vitaminas e sais minerais são fundamentais para manter a saúde e a beleza. É importante ingerir vegetais diversificados, verduras, frutas e grãos integrais para deixar a pele firme e bonita. Beber muita água também é um cuidado importante com a pele.

Tônico facial

Sabonete e água removem as impurezas parcialmente, cerca de 60%. Para ficar com a pele realmente limpa, o tônico é fundamental. Ele desobstrui poros e fortalece o tônus da pele.

Hidrate o rosto

Todos os tipos de pele precisam de hidratação diária. Com o passar do tempo, a pele sofre ressecamento, demandando mais cuidados. Pesquise bem antes de comprar, escolha produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele e crie uma rotina de beleza bem programada.

Os cuidados com a pele são essenciais para manter a luminosidade, o brilho e a vitalidade dela. É fundamental identificar primeiro qual é o tipo da sua pele, para depois saber quais são as medidas para preservá-la e mantê-la bonita e sadia. Neste post, você pode aprender uma série de atitudes para que sua rotina de beleza seja um sucesso.

E então? Gostou de aprender sobre os cuidados com a pele? Aproveite e compartilhe essas informações preciosas com suas amigas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Seu email nunca será publicado. Campos obrigários são marcados com *