Embora muito se fale sobre a queda da inflação, nos dias de hoje, os gastos com alimentação e afins continuam pesando no orçamento de todo brasileiro, não é mesmo?

Por isso, economizar no mercado é uma questão de sobrevivência. Sabemos que uma das dicas mais eficazes é pesquisar preços, contudo há muitas outras atitudes que é possível tomar para não aumentar as despesas.

Conheça a seguir 7 dicas para economizar no mercado e fazer seu dinheiro valer mais!

1.Evite fazer compras com fome ou pressa

As pessoas que vão ao mercado com fome tem tendência de adquirir itens desnecessários, uma vez que estão com vontade de consumi-los naquela hora. Desse modo, você gasta mais do que deveria, fugindo daquilo que foi planejado antes de sair de casa.

A mesma dica vale para quem está com pressa, pois você acaba não pesquisando os preços e, consequentemente, levando produtos que não precisa no momento.

2.Não leve as crianças

Além de tornarem as compras mais difícil, as crianças costumam pedir itens desnecessários, como salgadinhos, doces, sorvetes, entre outras guloseimas. Portanto, evite levá-las junto com você quando for ao mercado para que elas não caiam em tentação. Aproveite a hora em que estão na escola ou deixe-as na casa dos avós, por exemplo.

3.Faça uma lista de compras

Elaborar uma lista de compras previamente com os produtos que você precisa ter em casa é outra dica de como economizar no mercado. No entanto, é necessário segui-la com disciplina e rigor, a fim de que não se gaste com supérfluos

Lembre-se que um bom planejamento evita desperdícios, como comprar produtos repetido, por impulso ou ainda em quantidades maiores do que realmente precisa!

4.Cheque a validade

É normal que os produtos próximos a data de vencimento fiquem na parte da frente das gôndolas e prateleiras. Entretanto, se for levar ima quantidade maior ou demorar muito tempo para consumir, escolha prazos de validade maiores.

Alguns supermercados oferecem descontos em produtos próximos ao vencimento. Mas, apenas adquira-os caso você pretenda consumi-los logo.

5.Monte um cardápio

Não importa a frequência com que você vai ao mercado, se quiser mesmo aprender como economizar no mercado é importante criar o hábito de sempre levar com você uma lista do que vai precisar para o cardápio da semana Assim, você evita o desperdício e compra apenas o que é, realmente, necessário.

5.Acompanhe as promoções

Você não deve deixar de acompanhar as promoções dos principais estabelecimentos. Antes de sair de casa, pesquise os preços praticados pelos mercados em que tem o hábito de comprar e opte pelos produtos mais baratos. Algumas vezes, compensa mais levar carnes de determinada loja e produtos de limpeza de outra, por exemplo!

7.Utilize o sistema cashback

Cashback, basicamente, é um serviço em que determinada porcentagem sobre compras é devolvida ao usuário. Ou seja, todas as compras que você fizer em determinada loja vai apresentar uma porcentagem de retorno.

Logo, a dica é procurar pelos estabelecimentos que já trabalhem com esse tipo de sistema, a fim de otimizarem a economia de seus clientes.

Agora que você já sabe as dicas de como economizar no mercado, não deixe de programar as próximas compras. Assim sendo, é possível gastar menos dinheiro e ainda ter mais tempo para as outras atividades semanais!

Entre em contato com a Mooba, saiba mais sobre o sistema cashback e otimize suas próximas compras!