“Pense fora da caixa”:  essa expressão está entre as mais usadas no mundo dos negócios. Supõe-se que significa pensar de forma mais criativa, livre e fora do senso comum. 

Essa expressão vem do inglês “think outside the box”, que nada mais é do que buscar inovações para a empresa e soluções para eventuais problemas. Significa sair do óbvio, pensar diferente do tradicional, abrir-se para experimentar coisas novas e que muitas vezes quase ninguém pensa por medo de arriscar no desconhecido.

A geração que está começando a entrar no ambiente corporativo já é acostumada a pensar fora da caixa, pois para a nova geração o comodismo é chato, a estabilidade não é sinônimo de certeza, eles querem tudo para ontem, eles querem agito e isso inclui o ambiente corporativo. Qualquer um pode se beneficiar com em viver uma vida mais criativa, não apenas quem trabalha com comunicação, mas também um advogado, um engenheiro ou um operador de telemarketing, essas são as pessoas que mais podem se beneficiar caso resolvem pensar fora da caixa, pois é um ambiente tão quadrado, tão engessado, que quem fizer isso irá se destacar com toda  certeza. 

Após essa pequena introdução, imagino que você está se perguntando: Como vou fazer isso? Pensar fora da caixa significa dispensar restrições, o maior de vezes possíveis. Então vamos listar um mundo de possibilidade abaixo e alguns primeiros passos para mudar sua mente e mudar sua visão de ver os problemas e soluções.

1.Aprenda algo diferente todos os dias 

Aprender com o sucesso do outro é mais benéfico do que você ficar pensando que o outro só fez por merecer. É muito importante que você busque conhecer outras áreas além da sua, negócios diferentes, problemas similares, etc. Assim você vai conseguir expandir o seu conhecimento e quando aparecer um problema para ser resolvido você vai conseguir pensar na infinidade de informações que você adquiriu e soluções possíveis pegando como base e solução outras áreas que talvez você nunca tenha pensado. 

2. Não invente, busque encontrar soluções

Inventar ideias é mais um ato de criação do que de solucionar os problemas de fato. É melhor você parar e buscar ideias. Olhe o problema com outros olhos e bem amplamente, para você não precisar ficar engessado na resolução mais óbvia. Se você foi quem pensou na ideia e se acha ela muito estúpida, fuja desse esteriótipo. Você como criador dela, precisa acreditar para conseguir colocá-la em ação e fazer acontecer, não pode ser impactada emocionalmente ou fazer uma avaliação negativa sobre o projeto.

3. Aceite se desafiar

Muitas pessoas possuem o medo de arriscar em uma nova carreira, sair do comodismo, mas saiba que você arriscando tem uma vantagem a mais para conseguir pensar fora da caixa. Sair do comodismo faz parte. Quando você é colocado em um ambiente que não é o seu natural, onde você se sente fora do seu habitat, você acaba tendo que pesquisar mais sobre o assunto, entender como novas coisas funcionam, como é feito uma nova visão. Então aceite ser desafiado, mesmo dentro da empresa que trabalha hoje em dia para novos projetos, mesmo que não seja na sua zona de conforto. 

4. Entenda o problema que está enfrentando

Muitas vezes é difícil encontrar uma solução para o seu problema ou uma saída para alavancar as vendas porque você não consegue entender o problema. Faça as perguntas corretas para conseguir de fato achar uma solução plausível e certeira. Faça algumas simples perguntas na sua cabeça e tente respondê-las com clareza: 

  • o quê?
  • quando?
  • onde?
  • como?
  • por quê?

Assim que você responder as perguntas corretamente e conseguir enxergar mais claramente o seu problema, você vai ter o famoso insight e vai conseguir pensar mais fora da caixa.

5. Conheça novas pessoas 

Saia do seu ciclo de amigos. Hoje em dia é muito mais fácil você conhecer novas pessoas, as redes sociais estão aí para isso. Elas servem para você conseguir se conectar com pessoas que podem te trazer uma nova visão sobre empreendedorismo, sobre o cargo que você almeja, etc. O LinkedIn é muito usado para essas conexões. Tente se conectar com o maior número possível de pessoas que você perceba que pensem diferente de você e que podem te ensinar algo a mais. Além de procurar emprego por essa plataforma, você consegue tirar grandes experiências, workshops, vivência, etc. Fazendo assim, você abrir os horizontes e criar um novo ciclo de amigos e de pessoas empresariais.

6. Leia mais 

Os mais velhos sempre falam: a leitura é o que transforma a pessoa. Tente ler mais livros, ler mais artigos, e-Books e tudo relacionado à sua área e outras áreas coligadas. Por meio da leitura você vai conseguir entender muita coisa ao seu redor. O “sair fora da caixa” não é apenas no âmbito empresarial, mas espiritual e tudo o que for relacionado ao seu crescimento pessoal, por isso você consegue ler muitas coisas ao mesmo tempo, destinadas à diferentes assuntos e criando uma percepção diferente de cada área da sua vida, conseguindo abrir a mente para poder “sair da caixa”. 

7. Arrisque

Esse é o principal tópico, ARRISQUE! Acredite em você e no seu potencial, tenha em mente que o famoso “não” você já possui, agora é arriscar e se a sua ideia não for aprovada como o esperado, tenha em mente que você aprendeu algo com isso e pode tirar uma lição benéfica para as próximas vezes que for arriscar novamente. Não desista. 

Listamos alguns pequenos passos para você “pensar fora da caixa” e ter sucesso na sua carreira profissional e pessoal. Agora se você quer saber mais sobre assuntos relacionados e começar a exercitar o que falamos acima, entre no nosso blog e busque mais textos que não sejam da sua área, e pense fora da caixa!