Comprei mas minha entrega atrasou, o que eu faço?

Quem nunca ficou ansioso para receber logo uma compra feita em loja virtual? Mas quem também nunca ficou aborrecido porque a entrega atrasou? Na categoria de e-commerce no Reclame Aqui, o problema do atraso na entrega é um dos mais comuns.

No setor de celulares e smartphones, por exemplo, foram registradas 26.692 queixas no último ano. Em relação aos eletrodomésticos, foram 14.091; os eletroeletrônicos, 12.420. No setor de moda feminina em lojas virtuais, foram 8.681 reclamações de atraso na entrega; de móveis em geral. 8.440. Veja todos clicando aqui.

Para evitar qualquer problema, antes de fazer uma compra é importante saber que os produtos e serviços devem ser oferecidos com informações corretas, claras, precisas e ostensivas sobre as suas características, preço, garantia, prazo de validade, dados do fabricante e sobre eventuais riscos que possam apresentar à saúde e à segurança do consumidor.

Com relação ao preço, a informação deve conter: preço à vista; preço total a prazo com o número, periodicidade e valor das prestações; todos os custos adicionais da transação (despesas de entrega, seguro etc.); juros, eventuais acréscimos e encargos.

Entrega

Além das informações sobre o preço e as características do produto, o site deve fixar data e turno para a realização dos serviços ou para a entrega dos produtos, sem que isso represente qualquer despesa adicional para o consumidor.

Ao reconhecer o atraso, o consumidor deve entrar em contato o mais breve possível como o fornecedor, questionando o paradeiro do produto, e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.

Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja, o comprador deve exigir seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto. Em todas essas opções, deve ser fixado um prazo para que o fornecedor resolva a questão.

É importante ficar atento ao prazo de entrega prometido no site e emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar falhas da empresa. Além disso, é sempre bom checar se a loja possui muitas reclamações no Reclame AQUI.

Publicidade enganosa

Fique atento, pois toda publicidade que contenha informações falsas sobre o produto ou serviço ou que seja capaz de confundir o consumidor sobre suas características pode ser considerada publicidade enganosa. Também é enganosa a publicidade que não informa dados essenciais do produto ou do serviço.

Com a Mooba você pode confiar! 

Na Mooba você compra somente com as empresas com melhores reputações, segundo os consumidores do Reclame AQUI. Quando você pesquisa por uma loja online no nosso site, você já consegue ver qual a porcentagem de dinheiro de volta que irá receber e qual a reputação dela no Reclame AQUI. Dessa forma, é bem mais fácil saber se a empresa é ou não confiável, não é mesmo?!

Se passar por algum dos casos acima, ou qualquer outro, e o problema não for resolvido, conte com a ajuda do nosso parceiro Reclame AQUI!

Fonte: Reclame AQUI Notícias