Perfumes são encantadores, mas quase sempre muito pessoais. Conhecer os diversos tipos de perfume e suas inúmeras fragrâncias permite uma escolha mais precisa para si e para outra pessoa, no caso de um presente.

As possibilidades são quase infinitas quanto às concentrações de notas que produzem o aroma ideal. As diversas formulações disponíveis dão conta de uma complexa ciência com a qual é possível conhecer as principais modalidades existentes.

Continue a leitura, conheça 5 tipos de perfume (classificados pela concentração da essência) e saiba como diferenciá-los, principalmente em suas compras online.

1. Parfum

Parfum (“perfume”) é a categoria líder, ou seja, trata-se do perfume dos perfumes — conhecido por extrato de parfum. Essa posição é alcançada porque sua concentração em óleos essenciais está em torno de 20% e chega a 40% nos mais puros, um índice bem elevado.

Seu uso, portanto, deve ocorrer em quantidades muito pequenas, sendo mais adequado durante a noite. Devido à elevada concentração, o produto tem maior capacidade de fixação, permanecendo na pele facilmente até o dia seguinte.

2. Eau de parfum

A eau de parfum (“água de perfume”) ocupa a segunda posição em termos de concentração de essências, variando entre 14 e 20%. Ela pode permanecer por cerca de oito a dez horas na pele.

Por ser a mais procurada e apresentar a melhor relação custo-benefício entre todos os tipos, é a opção que ocupa os maiores espaços nas prateleiras das perfumarias. A eau de parfum deve ser usada com um borrifador e é mais indicada para a noite ou locais frios.

3. Eau de toilette

A eau de toilette (“água de toalete”) apresenta uma concentração menor do que a anterior, da ordem de 8 a 12% de óleos essenciais. Sua permanência é de até seis horas.

Pela suavidade das fragrâncias e pelo frescor oferecido, trata-se das mais indicadas para climas tropicais como os do Brasil. O produto é comumente comercializado com o nome de deo colônia (desodorante colônia).

4. Eau de cologne

A eau de cologne (“água de colônia”) apresenta uma concentração de essências entre 2 e 5%, sendo frequentemente adotada como “perfume para depois do banho”. O item confere sensação de frescor à pele e é bastante comum na perfumaria de bebês.

Entre os perfumes, a água de colônia só não é menor em fixação (da ordem de duas horas) do que a eau fraîche, que será vista logo adiante. Por essa razão, é comum que seja aplicada algumas vezes por dia.

5. Eau fraîche

A eau fraîche (“água fresca”) contém pouco álcool e é complementada com água. Sua concentração em essências é pequena (de 1 a 2%), mas seu frescor é inigualável, o que a torna a queridinha das brasileiras.

Assim, sua fixação é pequena na pele, não passando de duas horas após a aplicação. Por esse motivo e pela sensação de leveza que oferece, é comumente utilizada várias vezes por dia.

Esses são os principais tipos de perfume, suas concentrações em óleos aromáticos e as indicações de uso mais comuns. Agora, ficou mais fácil escolher o mais adequado a você ou para presentear alguém.Em sua próxima compra online de perfumes, experimente a Mooba Cashback e conheça as facilidades que podemos oferecer!

Please follow and like us: