Alguns dos campeonatos de 2020 já começaram – outros até já acabaram – e aparentemente o brasileiro nunca está satisfeito o suficiente com a tabela dos times antes do começo do Brasileirão, afinal é um dos principais campeonatos do ano. Entretanto, não é todo mundo que conhece os torneios e aquilo que proporcionam aos clubes.
Vem com a gente nesta breve jornada entre os campeonatos e saiba aquilo que eles podem oferecer.

Qual o panorama do futebol brasileiro em 2020?

O calendário do futebol brasileiro sempre é alvo de críticas de clubes, federações e jogadores. O grande número de jogos em uma temporada, faz com que os maiores clubes sofram com o planejamento e desgaste. Contudo, para os torcedores isso quer dizer mais jogos e mais emoções, e esse ano promete muita competição!

Além dos campeonatos estaduais, teremos outras competições já conhecidas, como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. Para quem gosta de acompanhar a seleção brasileira, teremos uma edição especial da Copa América, realizada simultaneamente na Argentina e na Colômbia e a participação nas Olimpíadas. UFA! Haja coração para aguentar tantas emoções no futebol em 2020.

Quer saber o que esperar dessas competições? Veja quando elas começam e o que podemos esperar de cada uma:

Campeonatos Estaduais

As disputas estaduais marcam o início da temporada para os grandes clubes e são uma vitrine para os clubes do interior. Tendo o seu início nos últimos dias de janeiro, os estaduais se estendem até o fim de abril. Essas competições são um ótimo laboratório para os times testarem peças do elenco e formações táticas. Entre os estaduais, os destaques são os campeonatos Paulista, Mineiro, Carioca e Gaúcho. O campeão e vice-campeão de cada um dos campeonatos, ou os mais bem colocados na tabela – este depende do campeonato – estão qualificados para jogar na Copa do Brasil no ano seguinte. 

Campeonatos Regionais

Estes são disputados por dois ou mais times de cada estado participante ou de determinadas regiões do país. Os dois campeonatos mais relevantes atualmente são: Copa Verde e Copa do Nordeste. O sistema de jogos é de ida e volta, conhecido como “mata-mata” e o campeão de cada um destes garante automaticamente a vaga para as oitavas de final para a Copa do Brasil do ano seguinte. 

Copa do Brasil

A Copa do Brasil é um campeonato no formato de ida e volta (“mata-mata”) e representa uma chance para clubes menores mostrarem que podem competir com os grandes da série A. Seus atrativos são as premiações milionárias, pagas para aqueles que chegam às fases finais da competição, e a garantia para o campeão de uma vaga direta na próxima Libertadores.

Campeonato Brasileiro

O Brasileirão é considerado um dos campeonatos de pontos corridos mais competitivos do mundo. Disputado por 20 clubes, com 38 rodadas, tem nesse ano data de estréia marcada para o dia 3 de maio, com a última rodada prevista para 6 de dezembro. Além do título de campeão brasileiro, é claro, o segundo grande objetivo dos times que disputam o Brasileirão é ficar entre os primeiros colocados, para conquistar a classificação direta para a Copa Libertadores e Sul-Americana. 

Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores, passou por muitas reformulações. Mais clubes se classificam e começam a batalhar vagas para a fase de grupos na fase eliminatória chamada “pré-libertadores”. A competição, antes disputada entre fevereiro e julho, agora tem uma duração maior, sendo finalizada em novembro para maior comodidade de datas, jogos e descansos dos times participantes. Após a primeira fase, ocorre a fase de grupos, que é caracterizada por pontos corridos no decorrer dos jogos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, enquanto os dois outros são transferidos para a Sul-Americana. A primeira fase deste campeonato, conhecido como período pré-Libertadores teve início no dia 21/01. Já os times brasileiros participantes desta etapa (Corinthians e Internacional) entraram na segunda fase do campeonato, que teve seu início no dia 04/02, entretanto apenas o Internacional avançou no torneio.

Copa Sul-Americana

A Sul-Americana, assim como a Libertadores, passou por algumas reformulações durante os anos, assim como a Libertadores, e hoje tem o calendário estendido para o ano inteiro, coincidindo com a Libertadores, de forma que seu campeão não tem mais direito a uma vaga para defender seu título. Outra característica é o sistema de ida e volta (“mata-mata”) com fases eliminatórias até que se chegue ao campeão. A primeira fase deste campeonato teve início no dia 05/02 em São Januário, casa do Vasco da Gama.

Copa América

A Copa América, também conhecida como Campeonato Sul Americano de Futebol, é hoje a principal competição entre as seleções de futebol Sul-Americanas. O sistema é de fase de grupos, com pontos corridos entre as equipes e após, inicia-se a fase de ida e volta (“mata-mata”). 

Em 2020, pela primeira vez, o campeonato conta com dois anfitriões: Colômbia e Argentina, onde o jogo de abertura será na Argentina e a partida final será na Colômbia. O Brasil é o atual campeão da Copa América e a expectativa para que este ano tenha sucesso novamente é grande. 

A fase de grupos do campeonato terá início no dia 12/06 com a partida Argentina x Chile – do Grupo A; e o Brasil, que está no Grupo B, joga contra a Venezuela no dia 14/06.

Olimpíadas

Todo mundo já conhece as famosas Olimpíadas que conta com dezenas de esportes e modalidades, entre eles Ginástica, Basquete, Atletismo, Natação, Tênis, Vôlei e o nosso queridinho, Futebol. 

Como em todos os anos de realizações, os Jogos Olímpicos contam com um país-sede, que em 2020 será o Japão. A cidade escolhida para sediar os jogos foi Tóquio. Esta escolha foi feita por meio de uma eleição, onde Tóquio foi aclamada cidade vencedora com 62% dos votos.

No futebol, o Brasil defende o título e a atual de medalha de ouro. As partidas entre as seleções de todos os esportes tem início no dia 24/07 e findam no dia 09/08. 

Como funciona a elaboração do calendário do futebol brasileiro?

Com tantos torneios campeonatos e datas para encaixar em um calendário, elaborar o planejamento das partidas é um trabalho feito em conjunto entre FIFA, CBF e Federações Estaduais. 

Algumas mudanças recentes nas regras, extensão e datas de torneios como a Copa do Brasil e a Libertadores foram feitas visando evitar uma sobrecarga dos clubes e atletas. Embora os calendários tenham tido uma melhor organização, ainda há algumas coisas a melhorar. Além das datas dos jogos, devemos nos atentar também ao mando de campo dos times. 

Se além de acompanhar o seu time nas principais datas do futebol em 2020 você também quer renovar o seu armário para praticar atividades físicas, que tal contar com uma empresa que tem parceria com as principais lojas e fornecedores do mercado? Com a Mooba, além de ter acesso aos melhores produtos pelos melhores preços, você ainda pode ganhar parte do seu dinheiro de volta com o cashback

E não se esqueça de usar seu cartão Mooba na hora de comprar seu ingresso ou assinar o Premiere Futebol Clube para garantir 1% de cashback ao acompanhar os jogos. 

Quer saber como? Entre em contato e entenda como podemos te ajudar!

E se quiser saber mais sobre os campeonatos e notícias do seu time, deixe o seu comentário aqui em baixo.