O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 08 de março. A ideia surgiu depois do Partido Socialista da América organizou, em 1909, um Dia da Mulher em Nova York, pela igualdade dos direitos civis e em favor do voto feminino. Mas foi em 1917 que o dia ganhou sua força, quando mulheres da Rússia Imperial organizaram uma passeata em protesto contra o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Junto com a causa, se juntaram operários metalúrgicos e a manifestação se estendeu por dias e dias, e acabou por precipitar a Revolução de 1917. A partir desse marco, o Dia da Mulher passou a ser comemorado no dia 08 de março de todo ano. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 08 de março como Dia Internacional da Mulher em 1975.

Faça o dia 08 de março ser especial e diferente para as mulheres à sua volta e você que é mulher, faça esse dia ser importante para todos. Vamos listar aqui atividades e oportunidades para vocês fazerem acontecer.

  • Comece um debate 

No seu trabalho, discuta sobre o assunto, abra uma roda de conversa, faça um bom café da manhã em grupo, um lanche da tarde. Inclua um plano de comunicação e faça a propaganda por toda a empresa. É possível promover eventos, workshops, painéis e discussões nesse dia. Esse tipo de ação consegue dar aos funcionários a visão de que a empresa está empenhada na inclusão e igualdade dos géneros. Aproveite para chamar cargos de liderança para esse dia, talvez seja uma oportunidade dos funcionários falar com os grandes executivos, uma oportunidade informal que muitos funcionários aguardam. 

  • Network 

Fazer network é algo indispensável para todo mundo, mas que tal fazer algo voltado para as mulheres da empresa? Dentro do meio corporativo muitas mulheres se sentem inseguras de arriscar, fazer algo novo, por medo de serem julgadas apenas como mulheres, então um network pode encorajá-las a fazer algo maior pela empresa e até mesmo por elas mesmas. Não necessariamente precisa ser uma discussão sobre o dia da mulher, mas promova eventos onde o público feminino é o foco e onde as mulheres se sintam parte da empresa. 

  • Dia da Beleza 

Toda mulher gosta de se arrumar, de ficar bela para ela mesma porém por falta de tempo, muitas das mulheres acabam não fazendo a unha, arrumando os cabelos ou fazendo uma massagem. Promova um dia especial na empresa para as mulheres, um dia da beleza. Tenha manicure à disposição, cabeleireiros, massagistas, esteticistas para auxiliá-las nos cuidados com a pele e até mesmo maquiadores. Podemos te garantir que as mulheres de sua empresa se sentirão bem especiais neste dia, coloque um docinho no meio, um brigadeiro e isso ficará ainda mais perfeito. 

  • Dê risada e brinque!

Esse é o tópico que vocês mulheres mais esperam, o tópico que vocês irão poder desafiar um homem a passar um pouquinho do que só vocês mulheres passam. Claro que não vamos generalizar, todo os seres humanos, sejam homens ou mulheres, passam por algumas dificuldades e desafios durante o dia, porém as mulheres costumam dizer que conseguem fazer muita coisa ao mesmo tempo: falar ao celular, responder um email, andar de salto alto e lixar a unha, tudo ao mesmo tempo; então, escolha um homem da sua empresa para desafiá-lo à fazer muita coisa ao mesmo tempo, crie uma gincana para isso e torne o ambiente bem descontraído para gerar grandes risadas. 

  • Reconheça as mulheres 

Reconheça as mulheres de sua empresa. Mas você pode se perguntar: Como fazer isso? Simples, as mulheres muitas vezes não desejam muita coisa, apenas respeito e admiração, então faça! Um e-mail personalizado à cada mulher da empresa, com o nome dela, falando as principais características, o perfil dela e uma fotinho já é o bastante para encher os olhos de lágrimas e fazer do dia 08 de março algo bem único. 

  • Dê presentes

Muitas empresas já fazem isso, mas vale a pena lembrar. Se importe com elas para fazer algo mais personalizado, se você não tem tempo nem dinheiro para tal, dê um bombom à cada mulher da sua empresa, uma flor, algo especial para marcar o dia delas e poderem começar o dia de uma maneira bem especial. 

  • Ouça a mulher 

As mulheres querem ser ouvidas, então escute as mulheres da sua empresa e pergunte o que elas desejam para o dia, peçam conselhos para melhorias da empresa ou até mesmo para o melhor convívio dos funcionários. Inclua as mulheres da empresa em grandes decisões empresariais, independente do cargo que elas ocupam. Grandes mentes e ideias podem surgir de um bate papo, de uma conversa informal ou até mesmo de um simples e-mail. 

O dia 8 de março é um dia para que possamos refletir sobre os direitos das mulheres, mas também, é uma data para comemorar as diversas figuras femininas que fazem parte da sua vida. Não esqueça de no Dia Internacional da Mulher você mandar aquela mensagem especial para quem você ama, dar um abraço e um carinho, elas merecem!