Com o aumento de casos do Covid-19, o famoso coronavírus, no Brasil, as autoridades declararam nessa manhã estado de emergência nas principais capitais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, onde há o maior número de casos. Ao todo, no Brasil, foram confirmados 254 casos (atualizado no dia 17/03/2020 às 11h00), e para prevenir o avanço da doença algumas medidas protetivas estão sendo tomadas.

Publicamos ontem um artigo onde explicamos melhor sobre os sintomas, mostramos como se prevenir e por fim como se proteger dessa pandemia mundial. Porém, vale a pena lembrar dos cuidados que estão sendo tomados de início para evitar o contágio e a disseminação da doença.

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Como trabalhar de casa?

À princípio algumas empresas já estão com essa medida de trabalhar de casa, fazer o famoso “home office”. Nas cidades onde o vírus está se espalhando mais rapidamente, São Paulo e Rio de Janeiro, 60% da população já está em casa fazendo os serviços, porém sabemos que muitas profissões não conseguem fazer esse tipo de serviço, dessa forma a recomendação é para quem consegue, fique em casa. E vale lembrar: home office não é férias!

Listamos aqui alguns pontos importantes para você que nunca trabalhou de casa e está perdido de como isso funciona e como você pode se preparar para futuras vezes que precisar trabalhar de casa para não ser pego de surpresa.

Tenha horários:

Desde já entenda que você precisa cumprir horários de serviço de acordo com o que a empresa estabelecer. Do mesmo modo que você está em casa você também está trabalhando, então se esforce para isso. Tenha horário de início, horário de almoço e horário de término do expediente e deixe isso muito claro para você e sua empresa.

Mantenha sua rotina:

Antes de tudo, antes de começar a trabalhar, antes de olhar o celular para dar início ao seu expediente, entenda que o corpo trabalha como se fosse um relógio e ele precisa continuar na rotina dele para entender que mesmo de casa você ainda está mantendo a rotina de trabalho. Então levante, tome o seu café da manhã, se troque e quando der o horário de início, comece a trabalhar.

Como se preparar para trabalhar de casa?

Frequentemente comemos fora de casa, optamos por tomar café na rua, almoçar na padaria e mesmo levando marmita, entendemos que um lanchinho da tarde em uma cafeteria não faz mal a ninguém, então se programe para esses dias em casa.

Faça compras online:

No site da Mooba você consegue fazer compras em supermercados sem precisar sair de casa e ainda conseguir alguns produtos que nas lojas físicas já estão indisponíveis, porém na virtual ainda se encontra (que é o caso das drogarias que falaremos no próximo tópico). Porém, aqui damos a dica: temos muitos parceiros de supermercados em todo o Brasil, não importa se você é do Sul ou do Nordeste, tem um supermercado com cashback para você fazer suas compras online sem sair de casa.

Não vá à farmácias:

Segundo pesquisas que sem na internet diariamente, o aumento no fluxo de farmácias aumentou em quase 200%, devido à busca constante por álcool em gel, vitamina C e remédios que possivelmente as pessoas irão precisar. Na Mooba você também encontra farmácias conveniadas, com valores de cashback para que você consiga comprar o necessário, tudo online.

Se programe para os próximos home offices:

A história de deixarmos tudo para a última hora é real, então tire um tempo do seu dia para pesquisar lojas que estão com descontos em notebooks e tablets. Assim como muitas empresas estão liberando os funcionários já com os notebooks que trabalham normalmente, algumas empresas não possuem essa disponibilidade, então o funcionário tem que usar o próprio aparelho, então aproveite as ofertas que algumas lojas estão fazendo, seguem as principais:

Cupom de Desconto Americanas
Cupom de Desconto Ponto Frio
Cartão de Crédito Mooba com 1% de cashback
Cupom de Desconto Amazon

Quais as vantagens de trabalhar em casa?

Por fim, separamos algumas vantagens para se trabalhar em casa, apesar do momento ser de muito cuidado e atenção de todos para algo muito sério, isso pode ser um experimento para muitas empresas que gostariam de adotar o home office pelo menos uma vez por semana e ainda não sabia como.

  • Economia: você economiza com transporte e alimentação.
  • Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
  • Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
  • Proximidade: bem como dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Vamos nos organizar, planejar e entender que a situação é preventiva e só assim conseguiremos retardar o avanço da doença no Brasil. Se mantenham informados e tomem as medidas necessárias para se manterem saudáveis!