Nosso país é verdadeiramente tropical e bonito por natureza, afinal temos a maior biodiversidade do mundo e um litoral com 7,3 mil quilômetros de extensão. De Norte a Sul, as praias atendem a todos os gostos e estilos: urbanas, selvagens, desertas, naturistas, badaladas, de ilhas e de rio.

Além da contemplação, elas costumam ser muito procuradas para a prática de esportes e atividades de lazer, como mergulho autônomo, stand-up, snorkel, surf e kitesurf. Por esses e outros motivos, atraem visitantes durante o ano inteiro.

A seguir, confira nossa lista com as praias mais bonitas do Brasil e conheça destinos incríveis!

1. Baía do Sancho — Fernando de Noronha (PE)

Quem nunca sonhou em visitar a paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco? Entre morros, mirantes, trilhas, riqueza marinha e esportes de aventura, é praticamente impossível não ter as férias dos sonhos. Agora imagine tudo isso cercado por águas cristalinas e brilhantes, em tons azulados e esverdeados. Esse é o cenário da Baía do Sancho, eleita uma das praias mais bonitas do mundo.

O local é acessível tanto por terra quanto por mar, de onde é possível avistar tartarugas e golfinhos. A transparência e a temperatura da água são ótimas para banho e a prática do mergulho, pois há excelente visibilidade. Para chegar lá, basta pegar um voo partindo de Recife (PE) ou Natal (RN).

2. Maracajaú — Maxaranguape (RN)

Você sabia que existe um “Caribe” dentro do Rio Grande do Norte? Sim, trata-se de um local chamado Parrachos de Maracajaú. Ele fica no litoral norte do estado, a apenas 60 km de distância da capital. Seus principais atrativos são as águas transparentes, que permitem a visualização da fauna e da flora oceânica. Para isso, o visitante pode escolher entre o mergulho com snorkel durante a maré baixa ou o mergulho autônomo.

Sem dúvidas, é um destino que agrada a todos os públicos, de crianças a adultos. As piscinas naturais são tão exuberantes que você não vai mais querer ir embora. Prepare-se para tirar fotos maravilhosas!

3. Jericoacoara — Jijoca (CE)

Jeri, como é carinhosamente chamada, tem como principais características a beleza, a tranquilidade e o estilo rústico. As ruas do vilarejo são de areia e não há iluminação pública: a luz vem de dentro das casas e dos comércios, o que torna o lugar ainda mais aconchegante. A mistura entre nativos e estrangeiros promove um grande intercâmbio cultural e até favorece a prática de idiomas, embora seja um destino nacional.

As belezas naturais das praias, dunas, lagoas e formações rochosas dão um ar paradisíaco ao local. Os passeios mais famosos incluem a Lagoa do Paraíso, a trilha da Pedra Furada, o Buraco Azul e a Árvore da Preguiça. Mas vale lembrar que, como se trata de um Parque Nacional, é preciso atentar às regras de uso público.

Com a chegada do aeroporto ao município de Cruz, a 30 km de distância de Jeri, a região está mais acessível. Lá, você vai experimentar a vida simples e o contato com a natureza, que incentiva atividades como passeio de cavalo, buggy ou quadriciclo, bem como às praias vizinhas de Preá, Guriú e Tatajuba.

Para relaxar, todos os dias há um belíssimo pôr do sol visto das dunas, que desce sobre o mar. Já para se divertir à noite, existem várias opções de festas, incluindo estilos que vão do forró e do samba ao reggae e aos DJs.

4. Praia do Forno — Arraial do Cabo (RJ)

Que tal uma praia com mar de cor verde-esmeralda, cercado por uma exuberante vegetação e animais marinhos, como tartarugas? Tudo isso você vai encontrar na Praia do Forno, que fica ao lado do Porto de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O lugar é acessível tanto de barco quanto por trilha (20 minutos). Os dois percursos têm vistas fantásticas, então aproveite para conhecê-los e fazer fotos incríveis!

Para chegar à cidade, o visitante pode escolher entre um voo ao aeroporto mais próximo, em Cabo Frio (10 km de distância), os ônibus intermunicipais e as vans.

5. Praia do Farol — Arraial do Cabo (RJ)

Localizada em uma Reserva Extrativista Marinha, a Praia do Farol é considerada a mais perfeita do Brasil. Não é para menos, pois ela tem uma localização privilegiada, rodeada por formações rochosas, com árvore centenária e areia branquinha e fininha, além dos recifes de corais e das centenas de cardumes que encantam os visitantes. O mar traz uma coloração azul tão brilhante que nem parece de verdade.

A Praia do Farol faz parte de uma ilha homônima, no município de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Para acessá-la, é preciso pegar uma embarcação no Porto do Forno. Como a área é controlada pela Marinha do Brasil, o tempo de permanência se limita a 30 minutos e é extremamente proibido desembarcar com qualquer tipo de plástico ou embalagem de alimentos.

O passeio normalmente contempla a Fenda de Nossa Senhora da Conceição e a Gruta Azul. A água é gelada, mas vale a pena fazer o mergulho com snorkel e nadar junto aos peixinhos!

6. Praia de Carneiros — Tamandaré (PE)

O litoral sul de Pernambuco é conhecido por suas águas claras e mornas, além dos arrecifes que formam piscinas naturais durante a maré baixa. Outro grande marco é a Capela de São Benedito, localizada na beira da praia. Como o nível de água costuma ser baixo, trata-se de um lugar tranquilo para levar crianças.

Para chegar ao local, basta contratar uma agência de turismo ou ir de carro até o Píer de Guadalupe. De lá, o visitante contrata um barco para levá-lo até a praia. O passeio fica ainda mais completo se incluir a visita à Praia de Guadalupe, onde os turistas passam argila no corpo, uma parada no banco de areia e uma volta no mangue e no rio Ariquindá.

Como você viu, as praias mais bonitas do Brasil são excelentes destinos para suas próximas férias. Seja sozinho, em casal, com a família ou os amigos, esses lugares são ideais para o descanso e o lazer. Além da beleza natural, conhecer culturas e gastronomias locais torna a experiência ainda mais enriquecedora. Não perca tempo e programe já sua viagem!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Please follow and like us: