O amigo secreto (ou amigo oculto, dependendo do local do Brasil em que você mora) é uma das principais tradições de fim de ano em nosso país. Nesse sentido, é difícil encontrar quem não participe de, pelo menos, um desses eventos, seja com colegas de trabalho, seja com amigos ou familiares.

No entanto, comprar o presente de amigo secreto pode ser um desafio e tanto, não é mesmo? Para não errar, neste post trazemos algumas dicas valiosas para que a pessoa que você sorteou fique satisfeita com o presente. Interessado? Então, prossiga com a leitura.

1. Fique dentro da faixa de preço estipulada

A maioria dos amigos secretos estipulam faixas de preço a serem seguidas pelos participantes. Isso evita aquela situação bastante desagradável na qual alguém dá um presente muito caro e recebe algo muito barato (ou vice-versa).

Portanto, não saia da faixa de valores combinada entre os participantes. Além de evitar o desconforto, isso já ajuda você a delimitar quais são as opções viáveis de presente.

2. Observe seu amigo secreto nas redes sociais

Todos deixamos traços daquilo de que gostamos nas nossas páginas nas redes sociais. Por isso, elas podem ser utilizadas para você pesquisar quais são os gostos do seu amigo secreto. Com isso, você consegue aumentar as chances de comprar um presente que vai agradá-lo.

É normal, por exemplo, que pessoas que gostam de praticar esportes deixem isso bem claro em seus perfis do Facebook ou do Instagram. O mesmo vale para amantes de cinema ou de música ou para quem não desgruda dos livros. Observar esses detalhes certamente dará a você muitas opções do que comprar.

Para ampliar as informações disponíveis, ou se seu amigo secreto for discreto nas redes, também vale a pena conversar com pessoas próximas a ele, sempre tomando o cuidado de não revelar demais e estragar a brincadeira.

3. Pense no que a pessoa gostaria de ganhar

Com as informações encontradas e seguindo a faixa de preço estipulada, coloque-se no lugar da pessoa e pense no que ela gostaria de ganhar. Lembre-se de que o presente não é para você e, por isso, deve se esforçar para imaginar o que será útil ou significativo para quem o receberá.

Outra forma de agradar é apelando para o fator surpresa e dar um presente que a pessoa dificilmente compraria por conta própria ou, até mesmo, nem sabia que existia. E para isso nem é preciso de muita ousadia. Pense, por exemplo, em um chocolate diferente para a pessoa muito fã do doce ou em um livro de um autor pouco conhecido para quem gosta de ler.

4. Considere seu grau de intimidade

É normal você tirar para presentear alguém com quem você não tem tanta intimidade ou sequer vê com muita frequência. Por isso, seu grau de intimidade com o amigo secreto deve ser considerado na hora da escolha.

Caso ele não seja tão alto, evite presentes que denotem maior proximidade, como perfumes e roupas, principalmente as íntimas. Na dúvida, aposte sempre em presentes mais neutros, que nem por isso deixam de ser interessantes ou de demonstrar sua consideração por seu amigo secreto.

5. Capriche no embrulho

Depois de escolhido o presente, escolha um embrulho caprichado. Além de deixar a brincadeira de trocas de presentes mais divertida, embalagens bonitas chamam a atenção, ajudam a criar expectativa e demonstram que você se dedicou na busca pelo presente. Colocar junto um cartão (de preferência escrito à mão) é outro cuidado que valoriza muito a lembrança.

Escolher o presente de amigo secreto é algo que pode dar algum trabalho e demandar tempo. Logo, recorrer a lojas online pode ser uma boa saída para quem não tem tanto tempo ou quer contar com uma variedade maior de produtos sem precisar sair de casa, unindo conforto e segurança.

Agora que você sabe como não errar na hora de presentear seu amigo secreto, que tal ajudar mais pessoas compartilhando este texto nas suas redes sociais? Faça isso agora mesmo!