St. Patrick’s Day é uma comemoração anual que acontece no dia 17 de março e homenageia o padroeiro da Irlanda. A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo.

De acordo com a história, Patrick nasceu em uma família nobre em terras britânicas. Aos 16 anos, ele foi capturado por piratas irlandeses e viveu mais de 6 anos em cativeiro. O que ninguém esperava era que Patrick iria se agarrar à sua fé e virar um devoto cristão. Após pouco mais de 6 anos preso, Patrick consegue fugir do cativeiro pois alegava ter recebido um “chamado de Deus”, e foi a partir daí que sua história começou de verdade. 

Após ter estudado religião algum tempo em sua terra natal, ele virou missionário na Irlanda, se tornou bispo e é por isso que ele é muito conhecido no país. Em sua pregação, ele costumava incorporar elementos da cultura irlandesa; como por exemplo: se dizia que o símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) era um trevo. Por isso até hoje o trevo é muito utilizado para identificar St. Patrick’s. 

O St. Patrick’s Day é muito importante na Irlanda, sendo comemorado com muita festa, desfiles e tradições; um exemplo do tamanho da festa é que St. Patrick’s Day é para a Irlanda o que o carnaval é para o Brasil. De alguns anos para cá, o dia vem se tornando importante no Brasil e sendo comemorado por muitas pessoas, sendo até uma desculpa para sair para beber (já que essa é uma tradição no dia 17 de março), então hoje, iremos mostrar algumas tradições do dia e o que você pode fazer para comemorar o St. Patrick’s Day. 

Vestir Verde

Em primeiro lugar, poucos sabem, mas a cor original do santo é azul, porém como o principal símbolo ligado ao santo católico é o trevo, o verde passou a se tornar sua cor e ganhou força. Outro fator que só potencializou o uso do verde foi a expressão irlandesa “Vestindo o Verde”, que é uma homenagem aos soldados irlandeses que vestiram seus uniformes em 1798 na esperança de propagar seus ideais políticos. Nos países que falam a língua inglesa é muito comum neste dia vestir roupas verdes para homenagear o santo. Pendurar trevos nas vestimentas e fitas verdes também fazem parte da festa.

Chopp Verde

Todos sabem que na Irlanda é tradição tomar muito chopp e cerveja, porém ninguém nunca conseguiu descobrir da onde de fato veio a ideia do chopp verde ainda mais quando uma lenda surge no bar. Uma das lendas que são contadas é que em um bar em Washington, os donos colocaram corante verde nas cervejas para servir à irlandeses fanáticos pelo país. A ideia foi tão bem aceita que americanos queriam experimentar a tal da “green bear”. Logo depois, o feriado de St. Patrick’s chegou e os bares dos Estados Unidos decidiram servir cerveja verde para todos apenas nesse dia em especial e assim surgiu mais uma lenda do início da cerveja verde.

Atualmente, o dia é comemorado no mundo todo e é muito regado à chopp verde. Aqui no Brasil, o dia vem se tornando a cada ano mais popular e os bares e pubs oferecem descontos em cervejas verdes, chopp, double de chopp verde, e muitas outras promoções com o item que virou um símbolo da data.

O número 7

Na Irlanda e em quase todo o Reino Unido, o sete é considerado um número da sorte. A associação à esse número se deu devido à algumas coincidências com esse número: o arco irís tem 7 cores, há 7 maravilhas no mundo e a semana tem 7 dias, ou seja, muitos dizem que nesse dia tudo o que você for preencher deve ser usado o número sete, ou fazer alguma menção à ele, para te trazer sorte para o próximo ano.

Desfiles 

Na Irlanda, Reino Unido e algumas cidades dos Estados Unidos, é tradição no St. Patrick’s Day ter desfiles nas ruas da cidade homenageando o santo. Como é um feriado nacional em muitos países, é um dia de reunir família e amigos e ir às ruas ver as paradas. Pessoas se vestem de verde, pintam o corpo de verde, colocam suas cartolas (na maioria das vezes com o trevo na frente), levam suas cervejas verdes, seus instrumentos musicais e vão saudar o santo. Aqui no Brasil essa tradição não é realizada pois o dia não se tornou um feriado nacional (pelo menos não ainda!) e aos poucos está ganhando força no país. 

Enfim… essas são algumas das tradições do dia e um pouco da história do São Patrício como é chamado. Para quem quer conhecer um pouco mais da história do santo, uma das principais igrejas dele se encontra em Nova York e está localizada na 5° Avenida, visitada por milhares de pessoas todos os dias, ela fica aberta até às 19hs, com missas diárias, onde você pode subir no altar, acender velas e fazer seus pedidos.

Por fim, Comemore o St. Patrick’s Day curtindo com seus amigos e familiares, esse ano ele cai em uma terça-feira, então aproveite para fazer um happy hour utilizando o cartão de crédito da Mooba e ganhe 1% de cashback em todas as suas compras.