Está planejando viajar para Portugal e conhecer o além-mar? Então, prepare-se! O país, tradicional, histórico e repleto de cultura, guarda uma série de surpresas que prometem tornar sua viagem inesquecível.

Bons vinhos, gastronomia de alta qualidade, arquitetura histórica e riquezas naturais de tirar o fôlego: quem viaja para o país lusitano e desfruta destas qualidades, certamente volta com a mala cheia de histórias para contar.

Se vai viajar para Portugal e está buscando mais informações sobre o destino, está no lugar certo! Este post foi feito especialmente para você. Boa leitura!

Como chegar a Portugal?

Viajar do Brasil para Portugal é possível graças a uma série de companhias aéreas. O trajeto é realizado por pelo menos 9 empresas, incluindo aquelas que já oferecem voos diretos, sem escalas ou conexões, como a TAP Air.

Uma dica importante para quem vai viajar de avião é saber quando comprar a passagem: existem diversos fatores que influenciam na oscilação dos preços das passagens. Por isso, leve em conta a época do ano, a antecedência do passeio, tarifas promocionais e melhores horários para fazer sua compra e garantir valores interessantes! 

Quais os documentos essenciais para viajar para Portugal?

Para viajar para Portugal, é fundamental carregar com você o passaporte com validade em dia! Este é o documento mais importante para quem cruza fronteiras entre países, e equivale à sua identidade fora do Brasil.

Turistas brasileiros podem ficar em território europeu por até 3 meses sem precisar de um visto específico, então, não se preocupe com isso.

Em contrapartida, uma das mais importantes dicas para fazer sua viagem internacional com segurança é contratar um seguro-viagem. Além de ser uma das obrigações do turista para entrar em Portugal, os serviços (que variam de acordo com a cobertura contratada) garantem atendimento médico e algumas comodidades, como indenização por extravio de bagagem, danos à mala e até mesmo por atrasos e inconvenientes no voo.

Qual a melhor época para visitar Portugal?

Este é um dilema comum a todos que decidem viajar para Portugal ou outros destinos: definir qual a melhor época para fazer o passeio.

Portugal está localizado no Hemisfério Norte do planeta. Por isso, suas estações do ano são diferentes das nossas. Lá, o verão tem início em junho e é quando o país recebe mais turistas. Por ser um destino com belas praias e parques, viajar para lá em estações de temperatura estável e céu azul pode ser uma boa opção!

Em contrapartida, para quem curte um friozinho e uma temperatura mais amena, os meses de outono também têm seu charme.

Um dado interessante é que, apesar de ser um destino europeu, Portugal é um país sem neve no inverno. Quem viaja para lá esperando ver a cidade coberta deve direcionar o roteiro para a Serra da Estrela, ao Norte do país. Esta é a única região em que é possível aproveitar a nevasca, com direito a criar bonecos de neve e praticar esportes típicos, como esqui e snowboard.

O que não pode ficar de fora de uma viagem a Portugal

Se você já decidiu qual a melhor época para viajar para Portugal, é hora de começar a montar seu roteiro! As opções são muitas, e vale a pena articular um passeio em que seja possível conhecer várias cidades.

Lugares

As duas maiores cidades de Portugal, são, também, as mais populares entre os turistas. Conhecer a capital Lisboa e a “invicta” Porto é uma boa dica para quem vai viajar para Portugal. O acesso entre as duas cidades, que distam 313 km uma da outra, pode ser feito de carro, trem ou ônibus.

Os extremos do país também têm muita história para contar. Se seu destino é ao Norte, não deixe de conhecer a Serra da Estrela (que mencionamos logo acima!) e as belíssimas cidades medievais Guimarães, Soajo, Braga e Lamego. Os amantes de um bom vinho não podem deixar de visitar a região do Douro, famosa por suas vinícolas de grande extensão.

Ao Sul do país, estão praias de tirar o fôlego. A região do Algarve é famosa por suas paisagens e encantos naturais. Se está de malas prontas para Lisboa e região, não deixe de incluir esta dica no roteiro!

Comidas

Certamente, a temática gastronômica portuguesa rende um post quilométrico! A culinária de Portugal é famosa por sua fartura e pela riqueza de ingredientes e temperos.

Quem opta por viajar para Portugal não pode deixar de experimentar:

  • os pasteizinhos de nata (em Belém, conhecidos como pastéis de Belém);
  • os diversos preparos do bacalhau e da sardinha o choco frito (espécie de polvo empanado);
  • as alheiras (semelhantes a linguiças);
  • as francesinhas (muito populares na região norte do país, são uma espécie de misto quente incrementado com diversas carnes e um molho picante por cima);
  • os arrozes de tomate e pato;
  • pão-de-ló;
  • as tripas à moda (semelhante à feijoada, mas feitas com feijão branco, miúdos e legumes).

Como economizar para viajar para Portugal? 

Já deu para ver que, para viajar para Portugal é preciso fazer um bom planejamento financeiro, certo?

Dizer quanto custa uma viagem é complicado, uma vez que isso depende diretamente do perfil de passeio desejado. Se for viajar com crianças, por exemplo, o custo será um. Se a viagem for em um grupo de amigos, será outra. Se o objetivo é conhecer lugares e viver experiências, os custos serão X, mas se o foco é descansar e não ter rotinas e compromissos, o valor passa a ser Y.

O que não muda é a necessidade de organização das economias para garantir uma viagem tranquila.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a se planejar para viajar para Portugal:

Se viajar para Portugal está em suas metas, comece já a se preparar para tirar os planos do papel! Com uma boa organização e atenção aos detalhes, é possível construir um roteiro totalmente adequado aos seus objetivos.

A Mooba trabalha em parceria com diversas marcas e empresas incríveis e pode te ajudar a realizar vários sonhos, incluindo o de viajar para Portugal. Se você se interessou pela possibilidade de ganhar dinheiro a cada compra com o cashback, cadastre-se na Mooba e comece já a poupar!