Você sabe seus direitos ao contratar um serviço ou fazer compras online?

São inúmeras as facilidades que adquirir um produto pela internet proporciona, como fácil comparação de preços, rápida pesquisa de produtos, serviços e formas de pagamento. Pela Mooba você já tem a segurança de comprar com as empresas com as melhores reputações do Reclame AQUI.

Mas, mesmo assim, é importante conhecer o que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre contratar um serviço ou fazer uma compra online.  É  comum que surjam dúvidas em relação aos direitos do cliente diante desse recurso. Por isso, confira abaixo algumas respostas!

Posso me arrepender?

Nas compras ou contratações realizadas por lojas virtuais, o consumidor tem o prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do recebimento do produto ou serviço, para exercer seu direito de arrependimento. Essa regra se baseia no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que tem aplicação obrigatória em todo o território brasileiro, inclusive nas compras realizadas pela internet.

Como provo que contratei um serviço na internet?

Todos os documentos eletrônicos são admitidos como meio de prova da relação contratual, sendo dever do fornecedor informar previamente os termos do contrato e permitir a sua impressão ou armazenamento digital em local, tanto quanto possível, seguro.

Uma dica é que o consumidor imprima os documentos que comprovem a compra, como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirmação de compra, cópia das ofertas, ou guarde-os em meio digital seguro que permita uma futura impressão.

Na hora da compra o preço estava diferente do anunciado. E agora?

Os preços dos produtos devem ser informados de forma clara e correta pelo fornecedor. Se houver diferença em relação aos valores anunciados, o consumidor poderá usar as alternativas previstas no artigo 35 do CDC:

“Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”

Como evitar dor de cabeça?

Para evitar problemas com compras online, é importante que o consumidor faça uma abordagem de preços, garantias, segurança da entrega e legitimidade do produto.

Nessa hora, nosso parceiro Reclame AQUI pode ajudar! Basta procurar a reputação da marca que pretende comprar, além de analisar como é o atendimento dela com outros consumidores que já fizeram uma reclamação. Você também pode comparar a reputação de até três empresas antes de decidir. E antes de comprar visite as empresas recomendadas na www.mooba.com.br e ainda economize recebendo parte do seu dinheiro de volta!

Fonte: Reclame AQUI Notícias