Alugar carros para viajar está ficando cada vez mais fácil, porém requer alguns cuidados para que se tenha uma boa viagem. Muitas facilidades são oferecidas, e existem veículos para todos os gostos e exigências.

Leve em conta que, enquanto para alguns determinados serviços podem não ser necessários, para outros são simplesmente indispensáveis. Assim, verifique sempre as suas necessidades e todas as previsões do contrato de locação.

Continue a leitura e conheça os principais cuidados quando alugar carros para viajar.

Averigue como a cobrança é feita 

De modo geral, a quilometragem já vem incluída na franquia da locação. Isso significa que você não será cobrado em função de quanto se deslocar com o veículo se o sistema for esse. Essa facilidade geralmente é bem melhor, pois você pode optar por vários destinos.

A cobrança também pode ser feita tomando por base os dias de utilização do veículo. Portanto, certifique-se do mecanismo adotado na locadora, mas considere que quanto mais tempo em locação, menor o custo por dia.

Por sua vez, é importante fazer uma pesquisa prévia comparando sistemas de locação, custos e possibilidades de personalização. Com isso, já se pode dispor de uma boa referência para a contratação do que for mais adequado às necessidades e ao perfil de cada um.

Avalie a categoria do carro

Cada veículo oferece facilidades e diferentes condições de conforto em razão do modelo — e isso quase sempre se reflete nos custos. Para esse fim, de modo geral, os carros são agrupados em categorias que variam da básica àquelas consideradas premium.

Assim, um dos aspectos que devem ser considerados na hora da locação é a categoria em que o veículo está enquadrado. Veículos populares costumam ser mais baratos, e as diferenças podem ser significativas. No entanto, no caso de viagem com muita bagagem, é preciso considerar o espaço interno.

Tenha em mente que o carro mais barato nem sempre resultará em economia de fato, sobretudo em viagens mais longas. Leve em conta, nesses casos, a importância do conforto durante os deslocamentos.

Verifique a presença de adicionais no carro

As locadoras costumam oferecer serviços adicionais que facilitam a experiência de viajar e podem ser úteis em diversas situações. Cabe verificar as disponibilidades e aquilo que poderia ser necessário na experiência de cada um.

Nesse sentido, é comum a oferta de adicionais relacionados aos veículos em locação como:

  • cadeirinha para bebê;
  • veículo conectado e GPS;
  • bagageiro;
  • motorista adicional;
  • carro de luxo.

Confira se o seguro está incluso

No Brasil, o mais comum é o pagamento de uma taxa que isenta o locatário da responsabilidade na ocorrência de um sinistro. Logo, pode não se tratar da contratação de um seguro propriamente.

De todo modo, o cliente está protegido. Contudo, no momento da locação, resta verificar as coberturas que estão garantidas na eventualidade de envolvimento em um sinistro.

Contratando um seguro ou acertando uma taxa com a locadora, considere a importância de estar protegido contra furto, roubo e colisão. Se possível, inclua proteção contra terceiros que comumente depende de opção.

Confirme onde o veículo pode ser devolvido

O local de devolução do veículo no destino de sua viagem pode ser estratégico se, por exemplo, você se deslocou até o aeroporto de alguma cidade para pegar um voo. Devolver o carro no próprio aeroporto seria de toda conveniência.

Qualquer que seja a sua necessidade, consulte antes a locadora para saber das possibilidades disponíveis. Muitas vezes, um custo a mais para deixar o carro mais próximo do seu destino pode ser bem melhor.

Com esses cuidados ao alugar carros para viajar você poderá aproveitar melhor os atrativos da viagem enquanto desfruta do conforto e das facilidades pelos quais tiver optado.

Se gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e permita que eles também aproveitem.

Please follow and like us: