Android ou iOS? Essa pergunta costuma gerar muita discussão, e pode ser difícil chegar a uma resposta definitiva. Contudo, comparando algumas características dos dois, fica mais fácil escolher um smartphone que atenda às suas necessidades.

Para ajudar a sanar suas dúvidas, preparamos este artigo que vai responder de forma rápida o que é o Android e o iOS e quais as vantagens e desvantagens de cada opção.

Então, Android ou iOS? Qual é o melhor? Vamos descobrir!

O que é o Android e o iOS?

Imagine que um smartphone funciona de modo semelhante aos computadores e notebooks. Para que o smartphone funcione e rode os programas e aplicativos que usamos, ele precisa de um sistema operacional que coordene todas as suas funções.

A Apple, antes de lançar seus smartphones, já havia desenvolvido um sistema operacional para os seus computadores. Ela foi pioneira quando surgiram os primeiros smartphones, criando o sistema operacional iOS. Em seguida, a Google entrou na competição, também desenvolvendo um sistema para lançar smartphones, chegando ao Android.

O Android e o iOS são, portanto, os dois principais sistemas operacionais oferecidos em smartphones e tablets. Enquanto o iOS é um sistema exclusivo para iPhones, o Android é utilizado em aparelhos de diversas marcas, como Samsung, Motorola e LG.

Android ou iOS: qual é melhor?

Para responder essa pergunta, elencamos algumas das principais características consideradas em uma avaliação e comparamos as vantagens e desvantagens dos dois. Veja!

Sistema

Nesse quesito, os especialistas concordam que o iOS é superior. Embora as novas versões do Android tenham resolvido muitos problemas de versões anteriores, apontados pelos usuários, o iOS tem o mérito de ser um sistema mais rápido.

Isso quer dizer que os aplicativos e processos são executados de forma mais ágil no iOS, enquanto os smartphones Android costumam travar mais.

Além disso, o iOS é utilizado exclusivamente pelos iPhones. Já o Android tem versões diferentes. A Motorola, por exemplo, é conhecida por utilizar um sistema Android “puro”, com o mínimo de modificações. Samsung e outras marcas fazem alterações no sistema, visando a uma diferenciação nos aparelhos.

Aplicativos

No começo da história dos smartphones, a disponibilidade de aplicativos na App Store era muito superior à da Play Store (respectivamente, loja de aplicativos do iOS e do Android).

Contudo, esse é outro problema que vem sendo superado. Como são comercializados mais smartphones Android do que iPhones, a tendência é que a oferta de aplicativos se equilibre. Embora a App Store ainda tenha mais aplicativos disponíveis, todos os principais apps do mercado também são disponibilizados em versões Android.

Preço

Naturalmente, o preço ainda é um dos critérios mais importantes antes de decidir investir em um aparelho novo. Nesse quesito, uma das principais barreiras ao iPhone é o alto custo. Por carregar um status e devido à superioridade no desempenho do sistema, o preço do iPhone é mais “salgado”.

Contando com diferentes fabricantes, existem muito mais opções e modelos de aparelhos Android do que iPhones. Isso amplia a possibilidade das pessoas escolherem um modelo que atenda às suas necessidades sem gastar mais do que poderiam.

Memória

O iPhone têm uma boa capacidade de memória, variando dos 32 GB até 512 GB, nos modelos mais avançados. Contudo, iPhones não têm compartimento para cartão de memória, enquanto praticamente todos os aparelhos que utilizam Android contam com essa opção.

Isso quer dizer que, se você tem aparelho Android e já ocupou toda a sua memória, é possível comprar um cartão de memória e aumentar a capacidade do aparelho, o que não acontece com os iPhones.

Android ou iOS, como escolher?

Com a leitura deste conteúdo, você deve ter notado que, embora o iOS seja considerado um sistema superior, o Android também traz vantagens.

Por isso, você deve avaliar quais são suas necessidades e pesquisar muito antes de escolher um aparelho. Procure diferentes modelos e compare as características deles. Lembre-se de que existem aparelhos básicos, intermediários e avançados e muitas opções diferentes!

Você conhece outras pessoas na dúvida entre Android ou iOS ou teve uma discussão recente sobre o tema? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a solucionar essa questão?

Please follow and like us: