Chegou a época do ano que não tem como não amar: tem QUERMESSE! As tão sonhadas, aguardadas e desejadas quermesses já estão acontecendo em todo o Brasil. Todos os estados se mobilizam para fazerem as festas mais animadas, com as melhores comidas, melhores doces, tudo de melhor e mais gostoso para todos os visitantes se surpreenderem a cada passo.

As festas de São João mais famosas do Brasil acontecem no Norte e Nordeste do Brasil: São Luís do Maranhão, Pernambuco, Paraíba e por aí vai. Todas elas têm algo em comum, música boa e principalmente: comida! Separamos uma lista completa de doces típicos para você fazer a sua própria festa junina, confira: 

Pamonha

A pamonha é consumida em todas as épocas do ano, porém é em Junho e Julho que se intensifica o consumo. Salgada ou doce, com temperos, queijo, linguiça, qualquer ingrediente que você queira colocar, ela é boa de qualquer jeito. Separamos uma receita bem fácil para você:

  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Grãos de 6 espigas de milho
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: Coloque o leite e a manteiga no fogo médio até derreter. Após esfriar, bata no liquidificador os grãos de milho, o açúcar e a mistura do leite. Faça pequenos sacos com a palha do milho, amarre-os, cozinhe em fogo médio com água fervente por 40 minutos. Cuidado na hora de tirar do fogo, coma fria ou quente.

 Pipoca 

Simples, barata e fácil de fazer. Com milho na panela ou as famosas pipocas de microondas você faz a alegria de crianças e adultos. Existem algumas marcas de pipoca que estão investindo em sabores inusitados ainda pelo mesmo valor da natural, como as de chocolate, caramelo e até mesmo leite ninho. 

Cuscuz

Ele é um prato bem típico no nordeste brasileiro e a tradição em ter cuscuz nas festas de São João surgiram dali, porém hoje em dia existem diversos tipos de cuscuz, um exemplo disso é o cuscuz paulista que tem a receita original um pouco modificada. O tradicional pode ser feito de milho ou tapioca, não existe uma receita correta do cuscuz mas iremos colocar abaixo a receita mais fácil e rápida de se fazer:

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo: Misture a farinha e o sal, regue-o aos poucos mexendo até umedecer a farinha. Deixe reservado por aproximadamente 10 minutos. Coloque o cuscuz para cozinhar por 10 minutos com um pouco de água. Quando começar a ferver, tire um pouco do vapor e cozinhe por mais 10 minutos. Após, em uma tigela pequena misture a manteiga com ¼ de xícara (chá) da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos metade da manteiga – ela terminará de derreter com o calor do cuscuz. Após derretida, seu cuscuz estará pronto.

Arroz Doce

Criado através da receita original do arroz branco, acrescenta-se leite condensado, creme de leite, canela e a vezes raspas de limão para dar um toque especial. Confira a receita: 

  • 1 xícaras e 1/2 de arroz
  • 2 xícaras e 1/2 de água
  • 5 xícaras de leite
  • 2 colheres de baunilha
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • canela em pó

Modo de preparo:  Coloque na água o arroz e a canela. Deixe-os até a água secar. Após seco, acrescente o leite, açúcar e o leite condensado, não esqueça que não pode parar de mexer. Deixe ferver por 15 minutos e depois coloque o creme de leite. Mexa por mais 5 minutos. Após isso polvilhe canela em cima e sirva-o quente ou frio.

Maçã do Amor 

A queridinha das festas juninas. Definitivamente todo mundo corre para a barraca da maçã do amor para garantir a sua. Inicialmente ela foi criada para os casais apaixonados, para se presentear aquele que se ama, por isso do nome: maçã do amor. Imitando um coração e bem brilhante, servia para os apaixonados comerem juntos. Porém ao longo dos anos, descobriu-se que comer maçã do amor é meio complicado e que não era tão romântico assim, mesmo com os contras desse doce, ele continua sendo o queridinho e pouca gente sabe mas é muito fácil fazê-lo em casa. 

  • 500g de açúcar
  • 250ml de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco 
  • 1 colher sopa de corante em pó cor vermelho
  • Palitos para espetar as maçãs

Modo de preparo: Em uma panela coloque o açúcar, a água, o corante em pó e o vinagre. Misture em fogo baixo até a calda ficar no ponto. Para saber se a calda está no ponto correto, pingue uma gota da calda em um copo de água com temperatura ambiente, se a gota ficar intacta, está no ponto certo. Espere esfriar a calda por 30 segundo e banhe as maçãs, esse processo precisa ser bem rápido pois a calda endurece muito rapidamente. Após isso: feito! Sua maçã está pronta. 

Bolos

Um bolinho nunca é demais não é mesmo? E quando se fala em festa junina qualquer bolo conta. Os bolos da vovó são sempre os mais feitos nessa época do ano por conta da facilidade no corte e porque ele é vendido em pedaços muito facilmente. Aproveite para fazer os bolos que são mais “incomuns” nas outras épocas do ano: milho, tapioca,  aipim e mandioca. Como esses ingredientes são da época eles acabam se tornando um pouco mas baratos. Essa é a hora de ousar, bolo com calda, sem calda, com recheio ou sem, redondo, retangular, inteiro ou em pedaços, abuse dos bolos nas festas juninas! 

Além desses doces mais tradicionais que você mesma pode fazer, temos os doces também típicos e que são bem fáceis de se encontrar em bombonieres espalhadas pela sua cidade. Alguns dos docinhos são: doce de leite, pé de moleque, amendoim doce, doce de amendoim, biscoito de polvilho, suspiro, rosquinhas doces e por aí vai, pois existe uma infinidade de doces que são bem famosos nas festas. 

Gostou das dicas e das receitas? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais o doce que você escolheu para a sua festa junina e nos marque com a #mooba ,as melhores fotos iremos divulgar nas nossas redes sociais. E se você ainda não sabe como fazer para comprar esses ingredientes, entre no nosso site, aproveite os cashbacks dos nossos parceiros e peça o seu cartão Mooba pois com ele todas as suas compras você recebe cashback!
Bom São João!