O uso de máscaras de proteção facial, ainda que artesanais, em todos os espaços públicos e privados se tornou obrigatório em todo o país. A medida de combate ao novo coronavírus vale para todos os cidadãos que circularem em locais públicos dos 645 municípios paulistas.

Na cidade de São Paulo, a lei prevê que os estabelecimentos comerciais abertos ao público deverão condicionar o uso de máscara para o ingresso e a permanência de seus consumidores nos locais.

A lei foi publicada no dia 5, de Maio, no Diário Oficial do Estado e prevê multa que vai de R$ 276 a R$ 276 mil para quem descumprir a regra, além de detenção por até um ano. A norma passou a valer no dia 7 de maio, embora o item já seja exigido para o acesso ao transporte público.

Rodízio alternado em São Paulo

Começou a valer desde o dia 11 de Maio o novo rodízio de veículos da cidade de São Paulo. Vale lembrar que o rodízio estava suspenso desde o começo da pandemia do covid-19. Ele vai funcionar em toda a cidade de São Paulo.

Os veículos com placa de final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares. Os carros com placas que terminam em número ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos outros dias. Dessa forma, os veículos estão liberados para trafegar pela cidade dia sim, dia não, inclusive nos feriados e fins de semana. A medida só não valerá no dia 31 de maio.

Casos de Covid-19 no Brasil

De acordo com a ultima atualização antes dessa matéria ser escrita (11/05/2020), temos confirmados 168.331 casos do novo coronavírus. Atualmente ainda temos: 89.429 casos sendo analisados e investigados.
Até a presente data, no Brasil tivemos 11.519 mortes por conta da doença e um aumento de em média 350 óbitos por dia.

A região sudeste é a mais afetada pela doença, com mais de 72 mil casos, logo atrás temos o Nordeste com mais de 55 mil casos confirmados. Vale lembrar que em algumas cidades no Nordeste já está acontecendo o chamado “lockdown“, uma medida tomada em algumas cidades que fecharam todos os comércios e estabelecimentos por um período.

Por fim, se você quiser saber mais da doença, como se prevenir, como receber sua comida em casa, temos alguns artigos sobre isso que podem tirar várias dúvidas:

Coronavírus no Brasil: saiba como se prevenir e entenda a doença
Como receber sua comida em casa com segurança
Principais cuidados ao combate do coronavírus – Entrevista com a médica Bruna

Please follow and like us: