Os eBooks surgiram na década de 70 com um projeto de Gutenberg. Porém há quem diga que surgiu na década de 90, quando Peter James publicou sua obra em dois disquetes, ou ainda, há quem diga que eles surgiram em 1987 com um romance que rodava em computadores como Apple Ile. Não conhecemos ao certo quando foi que surgiu o eBook, mas o que sabemos é que na última década ele tomou conta de muitos amantes da literatura, seja ela mais clássica ou mais atemporal.

O mais curioso de tudo isso, é que, quando os eBooks se tornaram “popular”, muitos especularam que seriam os substitutos dos famosos livros de cabeceira. Entra ano, sai ano, isso não ocorreu até o momento e especialistas afirmam que dificilmente isso irá acontecer. Existem amantes de livros impressos e amantes dos livros digitais, basta saber como escolher o seu predileto e ver qual comprar. Fizemos um comparativo das vantagens e desvantagens de cada um para você acertar na escolha:

Dica rápida de onde comprar livros e ebooks:
Cupom de Desconto Amazon com 6% de cashback
Cupom de Desconto Americanas com 2% de cashback
Cartão de Crédito Mooba com 1% de cashback e sem anuidade
Cupom de Desconto Livraria Cultura com 1,5% de cashback

– Vantagens

Livro impresso:

O livro impresso possui uma sensação única de leitora, há quem diga que o palpável te leva a lugares inimagináveis na hora da leitura e que o leitor consegue literalmente entrar dentro do livro, como se o mundo real não existisse. É muito comum ver pessoas em transportes públicos carregando um livro na mão, imerso em um mundo bem individual. Vale ressaltar que muitas universidades e escolas ainda possuem um arsenal de livros impressos muito maiores do que artigos em computadores para pesquisas dos alunos.

As principais vantagens de se ter um livro físico é que facilita na hora da leitura, para quem usa óculos ou tem qualquer tipo de problema na visão, a vista demora mais para ficar “cansada”. A concentração é muito mais fácil, já que não existe nenhum tipo de propaganda ou outra distração que faça você desviar o olhar do papel. Por último, muitos  estudantes ainda preferem os livros impressos pois conseguem fazer anotações, grifar parágrafos importantes, colocar post-its, dobrar páginas e criar um livro bem próprio e mais fácil para entendimento.

E-Book:

Para quem é mais do digital e gosta de tecnologia talvez se identifique mais com os eBooks. O principal aparelho para a utilização desse método de leitura é o Kindle, ele normalmente possui uma memória bem alta, onde você consegue armazenar muitos livros dentro de um aparelho pequeno e bem fino. Eles são comparados aos tablets na questão: tamanho, peso e largura. Apesar de possuírem muitos modelos, possuem o mesmo modo de uso com os downloads de livros. Muitos livros impressos já possuem sua versão online e a mais vantagem de optar pelos eBooks é que existem muitos livros autorais, pois a publicação é muito mais fácil para o escritor, não tendo muita burocracia.

As principais vantagens vão desde espaço para armazenar até ler vários livros ao mesmo tempo. Para quem carrega uma bolsa muito pesada ou não tem lugar para guardar muitos livros em casa, o eBook é muito indicado, pois você consegue armazenar milhares de livros em um só lugar. Além de você conseguir levá-lo para todos os lugares, os eBooks possuem como se fosse uma vida eterna, não estragando com o tempo, como é  caso do papel.

– Desvantagens

Livro impresso:

A principal desvantagem do livro impresso é o tamanho, muitos deles possuem mais de 300 páginas, isso dificulta o armazenamento dele dentro da mochila ou bolsa, para se guardar depois do término da leitura também é necessário um espaço físico e o peso dele muitas vezes atrapalha. Outra desvantagem é que com o passar do tempo as páginas acabam se desfazendo, acabam molhando, sofrem degradações por conta do tempo, estragando aquele que pode ser o seu livro favorito.

E-book:

Falando em desvantagens, os eBooks possuem um valor mais alto do que o livro impresso. Outra desvantagem é que ele apesar de ter uma vida útil de bateria bem alta, durante até semanas sem carregar, pode acontecer de no meio da viagem ele desligar e você ficar sem ele, pois não tem onde carregá-lo e conectar em uma tomada. Por último, eles possuem direitos autorais e não podem ser trocados, ou seja, uma vez concluído o download ele não pode ser trocado como um livro impresso.

Visto algumas vantagens e desvantagens listadas acima, já descobriu qual é o seu método de leitura favorito? Aproveite para entrar no site da Mooba e aproveitar os cashbacks de lojas como Americanas e Amazon que vende esse tipo de entretenimento e ainda receber parte do seu dinheiro de volta! Boa leitura!

Please follow and like us: