Hoje, conversamos com a psicóloga Daniela Sanches, 42, formada pela Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. A importância da saúde mental nas pessoas que estão fazendo home office e sem sair de casa está preocupando muitos médicos e especialistas. A mudança brusca de hábitos, o corte no contato físico, o isolamento social pode acarretar alguns problemas na saúde não só física como mental e por isso falamos com uma psicóloga para entender os efeitos desse momento e como devemos passar por ele.

1- O conceito saúde abrange saúde física e mental, qual é a importância da saúde mental para o nosso dia a dia?

Nesse momento de reclusão, é super importante cuidarmos da saúde mental pro corpo não somatizar e criar sintomas que vêm com o medo. A terapia é importante para ajudar nesse período.

2- O que devemos fazer para não nos afetarmos mentalmente por notícias tão trágicas sobre o avanço do coronavírus no mundo?

O ideal que eu sempre indico para os pacientes e amigos é escolher apenas 1 noticiário por dia. Acredito que é o suficiente para ficar “por dentro” das notícias do mundo. Desligar a TV e evitar entrar a todo momento em sites e grupos que compartilham informações desenfreadas e sem procedência.

3- A ansiedade e o estresse sendo as doenças do século, como lidar melhor com uma pessoa que sofre desse transtorno nesse período de quarentena? Como ajudar?

Nossa atualidade está ansiosa porque não sabemos mais “esperar” por algo. Seja uma resposta, uma ligação, um retorno… Aprendemos que tudo tem que ser “pra ontem”. Como eu disse, é extremamente importante a terapia para controle do estresse e da ansiedade.

4- Quais as estratégias que possibilitam o equilíbrio das funções mentais devemos seguir nesse período de quarentena?

Cerque-se de coisas boas. Assim que acordar, tenha um primeiro pensamento positivo como “meu dia será ótimo”, “hoje tudo vai dar certo”. Isso porque o seu cérebro assimila e você cria o hábito de pensar também positivamente. Temos também que colocar em nosso dia coisas que nos dão prazer. Ocupar o tempo com hábitos positivos, sempre.

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5- Como lidar com o estresse nesse momento onde há restrições de convívio social e atividades físicas ao ar livre?

É importante fazermos coisas que nos deixam bem. Ler livro, começar um curso novo, ver um filme, fazer um bolo, ligar pra uma pessoa querida… são só alguns exemplos do que podemos fazer. Encontre prazer em algo. O isolamento é apenas físico e não social. Podemos usar a internet pras coisas boas, como a aproximação por exemplo. Sobre atividade física: faça algo com o que tem. Se você é uma pessoa que já está habituada a fazer exercícios físicos, faça em casa mesmo alguns exercícios aeróbicos.

6- Que tipo de risco o0 estresse oferece durante a pandemia?

Estamos passando por uma fase nova, isso nunca aconteceu antes. Pessoas que não estavam acostumadas a trabalhar home office, se viram obrigadas a lidar com a transição sem adaptação adequada. Tudo o que é “novo” e incerto tende a gerar ainda mais ansiedade. Por isso é importante manter a mente saudável nesse período.

7- Como identificar se estamos sendo dominados pelo medo e pela ansiedade?

Tudo o que é “demais”, se torna um transtorno em nossa vida. Se você está demasiadamente angustiado, com falta de ar, sentindo aperto no peito, e com pensamentos acelerados, podem ser sintoma de ansiedade. A ansiedade é o “excesso” de futuro em nossa mente. A gente deixa de viver o HOJE pensando no E SE amanhã.

8- Trabalhando em casa muita gente irá trabalhar mais horas no dia. Como esse excesso de trabalho pode prejudicar a saúde mental?

Rotina é super importante. Você deve manter a sua rotina como se realmente fosse sair pra trabalhar. Acorde, tome um banho, tome seu café da manhã, troque sua roupa, e aja como se fosse sair de casa. Seu cérebro precisa processar que você não está de “férias”, você está trabalhando em um outro ambiente apenas. Cumpra seu horário de almoço e tente não se pressionar tanto. Faça seu trabalho da melhor maneira possível e adeque o seu dia para que sua rotina seja cumprida. Você pode anotar num papel os horários a sua rotina, e colocar alarmes pra ajudar.

9- Muitos brasileiros estão trabalhando “home office”, quais atividades que podemos fazer dentro de casa para conseguirmos manter a saúde mental em dia para não nos prejudicar no trabalho?

Como eu disse, manter a rotina é essencial. Tire um tempo livre pra você fazer o que te faz bem também. Respire fundo, conte até 10, respirando pelo nariz e soltando pela boca. Isso ajuda a pensar. Nunca tome decisões quando estiver com sintomas ansiosos.

A psicóloga Daniela Sanches deixou um recadinho para você:

Esse foi mais um bate papo com um especialista para te ajudar a minimizar os efeitos que o coronavírus pode ter na sua vida.
Até a próxima!

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