Quinta-feira chegou e final de semana está quase aí, que tal fazer um exercício físico e começar aquela promessa da academia hoje? Na nossa série especial de entrevistas sobre a quarentena, falamos hoje com o Marcos Rocha, personal trainer, que falou um pouco da importância da atividade física na vida de uma pessoa e quais os exercícios físicos devemos fazer nessa quarentena para nos ajudar na concentração no trabalho, alívio do stress e trabalhar o corpo.

1- Qual é a importância do exercício físico na vida de uma pessoa?

Basicamente, a atividade física traz um bem estar físico e mental para você viver com mais qualidade e evitando problemas de saúde.

2- Com a medida protetiva para as pessoas ficarem em casa, muita gente está impossibilitada de ir na academia por estarem fechadas, como você acha que isso vai afetar na vida de quem já malha?

Para quem já malha vai afetar bem pouco, pois quem gosta de malhar vai conseguir malhar em casa, pois sabe o bem estar que o exercício lhe proporciona. Existem vários exercícios que as pessoas conseguem fazer: flexão, abdominal ou até um circuito em casa. Para quem anda de bicicleta, por exemplo, existem uns rolinhos que você coloca a bicicleta em cima para conseguir andar e você pedala normalmente sem sair do lugar.

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3- Mesmo quem não malha diariamente, acaba fazendo o mínimo de exercício físico (andar até o serviço, andar até o restaurante para almoçar, etc), esse “sedentarismo” na vida das pessoas que estão fazendo home office, como pode prejudicar e o que devemos fazer?

Primeiramente, esse momento que estamos é bem difícil, muitas pessoas estão sem dinheiro e não possuem uma válvula de escape seja ela qual for; então a obesidade pode crescer bastante, pois a pessoa que não gosta de atividade física, trabalha o dia inteiro, está sendo forçado à ficar em casa. Seguidamente, a enxaqueca e a bipolaridade, porque as pessoas estão com energia acumulada o dia inteiro, então quando essa energia é colocada para fora a pessoa acaba criando outras personalidades, é muita energia acumulada. Outros problemas podem ser: stress, pressão alta e diabetes.
Agora chegou o momento de fazer uma escolha, ou coloca uma atividade física no dia a dia para ter essa válvula de escape ou arruma a alimentação. Se você conseguir colocar os dois, uma atividade física seja ela qual for ou um alongamento está ótimo. A atividade física libera vários hormônios que fazem muito bem para o corpo e um deles é a endorfina que é um calmante para o corpo. Quando a pessoa termina de treinar, por exemplo, a pessoa relaxa. Se você conseguir colocar os dois (atividade física e alimentação) melhor. Seja uma pessoa equilibrada, sem excessos, pense em alongamento e yoga que podem ser grandes aliados.

4- Porque é tão importante nesse momento todo mundo fazer algum tipo de atividade?

A atividade entra como excelente válvula de escape. Se tiver algum sintoma como depressão ou obesidade, será ótimo pois a pessoa tende a ficar mais depressiva, angustiada, amargurada e até ficar mais triste. A importância dos exercícios nesse momento são os benefícios que ele traz e um deles é a endorfina pois ela é um analgético pro corpo, age como se fosse um calmante, e se você colocar a atividade física nas horas mais tensas que você tem, seu dia será mais relaxante ou sua noite será melhor. Poderá sentir diferença até mesmo no sono.

5- Quais são os cuidados que devemos tomar ao fazer atividade física em casa?

Primeiramente colocar uma roupa adequada, confortável como se fosse para a academia, não faça de meia porque escorrega, tem que tomar cuidado. Segundo é procurar um profissional ou procure fontes boas no YouTube, pessoas confiáveis para você trabalhar e que estão acostumadas a passar treinos em casa. Tem que tomar muito cuidado ao fazer os exercícios que não são habituais para o corpo, não façam coisas que desafiem a lei da gravidade por exemplo, façam coisas simples, que sejam fáceis para você. Se ficar muito fácil, coloque mais repetições, tem mil maneiras de fazer algo mais puxado e com resultado e é ai que entra o personal para dar dicas.

6- Qual a maior vantagem e desvantagem desse período?

A maior vantagem é que percebemos que todo mundo pode fazer exercício em casa. Outra vantagem é que não é o momento de pensar na estética, estamos em um momento de pensar no bem estar físico e mental, então temos a possibilidade de escolher uma atividade física que nos faz bem, como uma yoga, alongamento, enfim.. E a desvantagem é que estamos em um momento delicado, perigoso, a comida se torna uma válvula de escape, as pessoas que adoram ver TV é um tiro no pé, porque da medo, e isso é um perigo muito grande pois baixa a imunidade.

7- Quais atividades físicas você recomenda para as pessoas que hoje estão trabalhando em casa e precisam se movimentar um pouco.

A principal atividade física que eu recomendo é o alongamento. Coloque uma música tranquila, deite no meio da sala. Existem mil maneiras de se alongar. Yoga é muito legal também pois trabalha a respiração então isso oxigena o seu corpo, deixa o corpo mais tranquilo e mais calmo. Se você tiver um parceiro ou parceira que te alongue é melhor ainda. Para quem já tem a prática, faça os circuitos que você movimenta o corpo inteiro, coisas simples, treinos com no máximo 15 ou 20 minutos. Você vai acabar suando e vai liberar endorfina.

8- Como você vê depois da quarentena a atividade física na vida das pessoas?

Estamos vendo a atividade física como aliado, antes olhávamos muito como moda e agora não é o momento de ficar sarado, é o momento de ficar bem. As pessoas estão começando a perceber os benefícios, estão percebendo que faz bem para diminuição da ansiedade e até para dormir melhor. Você consegue perceber que em 20 ou 30 minutos você equilibra o corpo e a mente. A atividade física está vindo como aliada, não como algo obrigatório para ficar sarado.

Antes de terminarmos, Marcos deixou um recadinho para vocês que estão em casa:

Youtube Mooba

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Bons exercícios!