Para você que é fã de filmes, séries e livros.. segura esse post. Para continuarmos com a programação de entrevistas e dicas de como melhorar a nossa quarentena e até mesmo entender mais essa fase, conversamos hoje com a jornalista Barbara Demerov, crítica no site Adoro Cinema para saber mais da importância de conseguirmos nos distrair um pouco na quarentena, o quanto isso pode fazer bem para nossa saúde mental e melhor: pegar algumas dicas de filmes, séries e livros para colocar toda nossa listinha em dia!

1- O brasileiro tem como maior passatempo assistir séries e filmes, você acha que isso será benéfico na quarentena? Já que muita gente terá mais tempo livre?

Sim! É sempre bom colocar em dia nossos filmes e séries que estavam na nossa “lista” há muito tempo e fazer aquela maratona por horas. Mas também é importante dosar o tempo em frente à televisão e manter uma rotina saudável de exercícios, mesmo que em casa.

2- Quais os benefícios e malefícios que o excesso de séries e filmes podem trazer para as pessoas em quarentena?

Dentre os benefícios estão a distração e o passatempo saudável que é o de não ver/ler tantas notícias do mundo real, isolando-se, de certa forma, para manter a saúde mental em alta. Mas os malefícios também existem: ficar muito tempo sentado o deitado, às vezes até o dia inteiro, não faz nada bem à nossa saúde física. Por isso, é importante beber muita água e fazer pausas para se alongar, por exemplo. Quando tudo é bem equilibrado, as coisas funcionam melhor para nós!

3- Ler ou ver série/filmes? Qual é o melhor passatempo?

Acho que dá para encontrar um meio termo. Assistir muita TV pode dar dor de cabeça, então é uma ótima saída dar uma pausa na telinha para ler aquele livro que você prometeu que iria terminar há um tempo. Mesclando leitura com televisão, o dia pode render bem mais. Os dois podem ser passatempos perfeitos se distribuídos ao longo do dia!

4- O que você acha que irá mudar no hábito do brasileiro após quarentena em relação à leitura?

Espero que as pessoas relembrem que o hábito de ler, nem que seja por meia hora por dia, nos traz mais ânimo e nos faz enxergar o mundo com mais atenção. Ler nos deixa mais ligados e concentrados – além de ser ótimo por nos tirar um pouco do celular. Seja lendo jornais ou um livro de ficção, é muito importante ter esse ritual diário. E, mesmo quando tudo voltar ao normal, que este hábito se mantenha – desde o trajeto de metrô até o trabalho ou durante aquela pausa no horário de almoço.

5- Alguma dica para não passar mais tempo em frente à TV ou lendo e deixar de lado o trabalho?

Atividades diferentes e que podem não fazer parte do nosso dia a dia: montar um quebra-cabeça, fazer ioga, meditação, inventar uma nova receita, ficar no sol por um tempo… São inúmeras as opções que podemos fazer em casa, mudando assim um pouco da nossa rotina e trazendo a sensação de que o dia foi um pouco diferente. Se ficarmos toda hora na televisão e de pijama, não sentimos ânimo algum. É importante também trocar de roupa (como se fôssemos sair, mesmo) para ter um pouco mais de vontade de fazer essas atividades

Cupons de Desconto para você se mexer um pouco:
Cupom de Desconto Nike
Cupom de Desconto Centauro
Cartão de Crédito Mooba
Cupom de Desconto Decathlon

6- Alguns sites, serviços de streaming estão liberando acesso gratuito no momento, qual você acha mais relevante?

O Telecine tem um acervo incrível e muito completo, que vai de filmes clássicos até as novidades do cinema. Além dele, o FOX Premium e o SPCine Play também liberaram seus acessos! Séries e cinema brasileiro também são pedidas excelentes para quem gosta de ver televisão.

7- Tem algum livro que todo brasileiro tem que aproveitar para ler nesse período? Principalmente agora que vários e-books foram liberados para serem baixados gratuitamente.

“O Poder do Hábito” é uma ótima pedida para este momento de introspecção e reflexão! Ele fala sobre como podemos muito bem mudar nossas vidas de acordo com novos hábitos, e mostra que eles não são difíceis de serem executados. Só precisamos de tempo e paciência, então este é um ótimo exercício para o atual cenário que estamos vivendo.

8- Qual indicação de séries ou filmes para os momentos de distração?

Indico aqui duas séries muito boas que valem a maratona: Ozark, da Netflix, e Marvelous Mrs Maisel, do Prime Video. Quanto a filmes, O Poço, da Netflix, é uma ótima história que nos faz pensar sobre a nossa própria realidade, e sobre o que podemos fazer pelo próximo.

9- Acredita que a quarentena irá mudar a indústria de filmes, streaming, etc?

Com certeza. Pelo lado bom, temos muito o que agradecer à tecnologia, que nos traz possibilidades incríveis de se trabalhar de casa, realizar reuniões e manter nosso dia a dia o mais próximo da normalidade possível. Na indústria do cinema, muitos filmes que seriam lançados agora foram ou adiados, ou até mesmo foram disponibilizados nas plataformas de streaming nos EUA. No Brasil não vimos muito disso ainda, mas acredito que num futuro próximo veremos isso mudar. O streaming, mais do que nunca, se mostra como um poderoso aliado do cinema e dos games nestes tempos de conoravírus.

A Barbara ainda nos deixou uma dica rápida de filmes, séries e livros para essa quarentena:

Aproveite o seu final de semana para maratonar suas séries prediletas, ler aquele livro que está encostado na cabeceira e siga o Adoro Cinema para mais dicas sobre esse mudo magico dos filmes. Acompanhe a Barbara também nas redes sociais (@barbarademerov) para mais dicas.

Até a próxima moobers!

Please follow and like us: