Festas de fim de ano são sinônimos de união da família em torno da mesa para a maioria das pessoas, não é verdade? Nessas horas, ter uma boa opção de pratos diversificados faz com que as pessoas com os mais diferentes gostos fiquem satisfeitas. A ceia de Natal é um momento importantíssimo e único de celebração.

Para ajudar você a montar a sua, vamos listar algumas opções de cardápio e dicas práticas para você não acabar estragando esse momento. Continue a leitura de todo o artigo para conferir ideias para a ceia de Natal!

Qual a importância da ceia de Natal?

Agradar, receber, ser um bom anfitrião e oferecer pratos gostosos são alguns dos objetivos de quem pretende realizar uma ceia de Natal na sua residência. Esse momento é único e traz à tona a magia dessa data, que é um ponto muito importante nos dias atuais.

A ceia pode ser dividida em algumas etapas que convergem ao alcance de um resultado final incrível. Em primeiro lugar, há a opção de se oferecer a entrada para que os convidados possam “beliscar”, antes do prato principal. Uma boa pedida é montar uma mesa com todas as entradinhas. Como opção de pratos, é interessante oferecer alimentos fáceis e ao estilo finger food.

Isso faz com que os convidados peguem o que vão comer e curtam a festa de Natal enquanto conversam com os outros convidados. Castanhas, frutas secas e alguns pratos leves são excelentes opções como entrada para montar uma ceia de Natal deliciosa. A ceia de Natal é um ponto importantíssimo para agradar os convidados e gerar uma recepção que impacte positivamente. Logo abaixo vamos listar algumas dicas de como adotar ideias para uma ceia memorável!

1.Forme uma lista de convidados

Um ponto importante é sobre fazer a lista de convidados. Essa é uma das etapas que a grande maioria das pessoas tem dificuldade em executar na organização de qualquer evento. Embora não seja um processo difícil, ela requer uma dose maior de atenção e uma boa dose de sensibilidade. Afinal, ninguém quer gerar atritos e desconfortos, principalmente quando se trata de membros familiares. O foco principal do momento é a união e descontração entre os membros.

O primeiro passo para organizar uma lista de convidados é realizando uma pré-definição. É preciso anotar todas as pessoas que você gostaria de passar um tempo e compartilhar desse momento. É fundamental apenas escrever os convidados que você gostaria de ter ao seu lado na celebração do Natal. Uma dica interessante é pensar previamente nas pessoas e só depois entrar em contato para verificar a disponibilidade de cada um.

Isso é vital, pois existem especificidades de cada um e muitos “poréns” durante o convite. Então, ficar muito travado com a análise subjetiva de quem realmente vai comparecer à ceia só tende a prejudicar o andamento das tarefas. Pense nisso!

Uma pergunta muito importante de ser feita é: quantas pessoas posso receber na minha ceia de Natal? A partir dessa resposta, é possível realizar um comparativo com a lista inicial, verificando se alguns nomes devem ser desconsiderados. É preciso ficar atento também às pessoas que podem levar outros acompanhantes. Isso inclui cônjuges e filhos na sua contagem de convidados.

Por fim, há a etapa de confirmação da presença das pessoas, além de verificar quantos acompanhantes cada um vai trazer. É preciso se preparar para eventuais problemas nesse momento e saber dialogar com seus convidados. É fundamental explicar qual o limite máximo de pessoas que podem ser levadas. Não se esqueça disso!

2.Escolha um cardápio

Sem dúvidas, esse é um dos momentos mais esperados da noite. Então, é preciso direcionar muito esforço para caprichar na definição do cardápio. Ele é um dos principais responsáveis por garantir o sucesso do evento e fazer com que todos os convidados saiam super satisfeitos e saciados.

O passo inicial para definir um bom cardápio é separar o planejamento em etapas. Em primeiro lugar, as entradas devem ser muito bem definidas. Dando sequência, estão os pratos principais e sobremesas. Não podemos esquecer que os petiscos devem estar presentes em vários momentos da ceia para que os convidados belisquem.

Uma forma prática de se pensar o cardápio é por meio da separação das receitas que você mais gosta. Em seguida, coloque-as em uma lista e faça uma hierarquia, priorizando pratos práticos e que estejam dentro do orçamento criado inicialmente.

3.Escolha as bebidas

As bebidas são um ponto primordial para a organização de uma boa ceia de Natal. É preciso avaliar bebidas alcoólicas e não alcoólicas para agradar os mais diversos perfis de participantes, analisando as particularidades e gostos de cada um.

Além disso, é preciso pensar em opções naturais, já que existem muitas pessoas que não gostam de bebidas industrializadas. Pesquise as opções disponíveis e com um custo-benefício atraente para disponibilizar na sua ceia de Natal.

4.Antecipe a compra dos produtos da ceia

Antecipação é a palavra-chave para evitar imprevistos e garantir uma maior tranquilidade na hora da montagem da ceia. Para isso, é interessante adquirir os produtos de 3 a 5 dias antes da realização do evento. Isso fornece um tempo hábil para a preparação de pratos que exigem mais empenho no preparo e evita transtornos com a preparação.

Uma outra dica pra quem pretende economizar e se planejar na hora de fazer a sua ceia de Natal é usar o cashback. Você sabe o que é isso? É um sistema adotado mundialmente em que é devolvido ao consumidor parte do valor gasto nas compras. O Mooba é um dos líderes do setor de cashback no país, tendo parceria com as maiores varejistas do Brasil. Já pensou em comprar os produtos e aplicar boa ideias para a ceia de natal economizando muito? Coloque em prática essa dica!

Please follow and like us: