Não há dúvidas de que a máquina de lavar roupas se tornou um dos eletrodomésticos essenciais na casa da maioria das pessoas. Entretanto, muitas delas não sabem como comprar máquina de lavar, uma vez que o mercado oferece uma grande variedade delas.

Afinal, o consumidor deve levar em consideração mais do que a questão do valor, mas também pesquisar cada detalhe do produto, assim como as necessidades da família, o espaço disponível na lavanderia etc.

Para ajudar você a comprar máquina de lavar que seja ideal para seu dia a dia, listaremos a seguir os principais tópicos que rodeiam o assunto. Acompanhe!

Quais são os tipos de máquina de lavar?

Ao procurar pelo eletrodoméstico é bom pesquisar sobre os tipos que o mercado disponibiliza, tendo em vista que existem muitos modelos no mercado. Confira quais são esses tipos!

Máquina de lavar ou lavadora automática

O modelo mais comum, sendo que ela capaz de realizar todos os processos de lavagem, entregando as roupas prontas para estender no varal.

O mais importante é entender que a lavadora automática centrifuga as roupas, deixando-as menos encharcadas e, consequentemente, exigindo menos tempo para que elas estejam prontas para uso.

Lavadora semiautomática

A principal diferença dela para a máquina de lavar é que a primeira faz a centrifugação das roupas. Desse modo, apesar de limpas, as roupas devem ser torcidas à mão antes de serem colocadas no varal ao usar uma semiautomática. O nome semiautomático significa que o eletrodoméstico é capaz somente de realizar parte do processo de lavagem.

Lava e seca

A lava e seca é perfeita para quem quer mais praticidade pois as roupas já saem da máquina prontas para serem guardadas no guarda-roupa. Diferente do processo de centrifugação, que reduz boa parte de água das peças ao girá-las com muita rapidez, o modelo utiliza ar frio para fazer a secagem completa das peças.

Apesar do valor ser mais alto, é válido optar pelo eletrodoméstico, principalmente se você se deparar com alguma promoção! Tanto o tempo quanto a energia e o espaço economizados por não ter precisar estender as roupas no varal, certamente, farão grande diferença na rotina de casa.

Mini lavadora

De tamanho reduzido, a mini lavadora ocupa pouco espaço da lavanderia. Com capacidade de até 3 kg de roupas, ela é recomendada para quem utiliza uma lavanderia e necessita somente do equipamento para qualquer emergência durante a semana.

Qual é o tamanho ideal da máquina de lavar?

A resposta vai depender diretamente da quantidade de pessoas que vivem na casa e do perfil do usuário. Portanto, o primeiro item a ser avaliado é o espaço para instalação da lavadora. Já o segundo é identificar qual o volume de roupas gerado na semana e quantas vezes por semana é preciso lavá-las!

Lavadora com abertura frontal ou superior?

As lavadoras front load, ou com abertura frontal, apresentam um desempenho maior na qualidade da limpeza das peças e na hora de protegê-las contra danos causados pela lavagem. Outra vantagem do eletrodoméstico é a economia de energia que proporciona.

Já as máquinas de lavar top load, ou com abertura superior, apresentam melhor ergonomia, uma vez que não é necessário abaixar para colocar as roupas para lavar. Outro ponto em destaque, principalmente para as pessoas mais distraídas, é poder parar a lavagem e colocar mais uma peça a qualquer momento!

 Quais são os recursos úteis para a lavagem?

Aqui, é preciso avaliar se os recursos oferecidos vão fazer sentido para o perfil do usuário. Por exemplo, não adianta comprar máquina de lavar que apresente mais que 8 programas de lavagem, se no dia a dia você faz apenas a separação básica da roupa!

Além disso, é importante observar outros detalhes na hora de comprar máquina de lavar:

  • consumo de energia — os produtos que mais economizam apresentam selo A no Procel;
  • voltagem — atenção para não comprar o eletrodoméstico incompatível com a voltagem da sua casa;
  • velocidade da centrífuga — o recomendado para uma boa centrifugação é a rotação de no mínimo 700RPM.

Agora que já sabe como comprar máquina de lavar, aproveite as oportunidades que o mercado oferece, principalmente em épocas especiais e adquira o modelo que vai de acordo com suas necessidades! Gostou do post? Então, compartilhe as dicas em s