Fazer compras online é muito confortável e traz inúmeras vantagens, concorda? Mas, nesse sentido, sempre surge a dúvida: como saber se é um site confiável? Afinal, trata-se do seu dinheiro e você, com certeza, quer realizar uma operação segura.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer uma verificação da segurança que se espera de uma página que comercializa na internet. Conhecê-las facilita sua decisão por comprar em sites seguros.

Continue a leitura e aprenda a descobrir se um site é confiável para você fazer compras online.

Confira os dados de autoria

Todo site regular e confiável possui uma autoria, normalmente indicada com o link “Sobre nós” ou “Quem somos”. Verifique de quem se trata (qual empresa), assim como os dados básicos, como CNPJ, endereço (localização física da empresa) e telefone.

Você pode checar essas informações, por exemplo, com uma rápida consulta ao site da Receita Federal. Ao mesmo tempo, confira o segmento de atuação da empresa para, posteriormente, verificar sua reputação no mercado.

Pesquise sobre a reputação do site

Existem alguns sites e portais que registram a insatisfação ou a experiência negativa dos clientes nas suas relações online, principalmente de compras. Pesquisar nesses locais já oferece uma boa ideia da reputação do site que você deseja avaliar.

Você também pode pesquisar diretamente utilizando o nome do site sem o protocolo “http://” ou “https://”. Com essa medida, é possível encontrar inúmeras referências do próprio site e manifestações de terceiros como fornecedores e parceiros. Tudo isso ajuda a fortalecer a imagem (positiva ou negativa) do site.

Verifique o certificado de segurança

No mundo virtual, existem certificadoras que atestam a validade e a navegação segura dos sites emitindo um certificado de segurança. Certisign e Global Sign estão entre as mais conhecidas e fornecem um ícone para que o visitante possa checar a condição de reconhecimento do site.

Você pode clicar nesse ícone e avaliar o certificado. Ao fazer isso, verifique se o endereço do link é, de fato, da certificadora, em razão da existência de imagens e ícones falsos de certificados.

Analise a empresa nas redes sociais

As redes sociais constituem um local de fácil e rápida manifestação do internauta. Assim, visite as páginas da empresa na qual você pretende fazer compras e faça uma avaliação do que encontrar por lá.

Nesse sentido, analise a página, as publicações e as manifestações. Considere as respostas da empresa quando se referem aos direitos do consumidor. Quase sempre esse é um dos melhores caminhos para se obter informações sobre a seriedade de um site comercial na internet.

Informe-se sobre as alternativas de comunicação

Se você está pensando em fazer compras online, com certeza precisa conhecer os canais de comunicação disponibilizados pela loja virtual. Sites confiáveis oferecem diversas alternativas de comunicação, como telefone, chat, e-mail de contato, entre outros.

Leve em conta ainda a existência de um serviço de atendimento ao cliente (SAC) e, em muitos casos, até uma ouvidoria. Empresas sérias não precisam ficar inacessíveis. Ao contrário, tomam a iniciativa de solicitar a manifestação do visitante no pós-venda.

Seguindo essas dicas você poderá identificar um site confiável e realizar suas compras online aproveitando as facilidades da web.

Falando em facilidades, que tal garantir um dinheiro de volta na hora das compras? A Mooba Cashback proporciona essa vantagem para você. Então, aproveite que está aqui e conheça como funciona!

Please follow and like us: